As dimensões espaciais da cadeia produtiva do leite em Minas Gerais
Palavras-chave:
análise fatorial, análise de clusters, modelo autoregressivo espacial, produtividade regional, tipologia dos municípios mineirosResumo
Minas Gerais é o maior produtor nacional de leite. Essa atividade é uma importante geradora de empregos diretos e indiretos, e a sua avaliação pode contribuir para o melhor entendimento do processo de crescimento regional. Assim, este artigo avaliou as dimensões espaciais da cadeia produtiva do leite em Minas Gerais. Tais dimensões foram tratadas pelo lado da oferta e da demanda intermediária e final. Foram realizados o mapeamento e a proposta de uma tipologia dos municípios nessa cadeia produtiva por meio da construção de indicadores de potencial latente. Os principais resultados permitem traçar corredores, que podem impulsionar o desenvolvimento econômico e a inserção social dos municípios inseridos nessa cadeia produtiva. Além disso, identificamos que o crescimento da produção está ocorrendo de forma concentrada espacialmente. Portanto, por meio dessa análise fornecemos subsídios para que sejam formuladas políticas de atração de investimentos e de microcrédito para essa atividade.Downloads
Publicado
2018-06-04
Como Citar
PEROBELLI, F. S.; ARAÚJO JÚNIOR, I. F. de; CASTRO, L. S. de. As dimensões espaciais da cadeia produtiva do leite em Minas Gerais. Nova Economia, [S. l.], v. 28, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/4789. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).