INSERÇÃO CURRICULAR DA TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS PARANAENSES

Autores

  • Anne Carolina dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Marguit Neumann Universidade Estadual de Maringá
  • Kerla Mattiello Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v32i3.6659

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação pública, Graduação, Ciências contábeis, Paraná

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar de quais formas os cursos de graduação em Ciências Contábeis de universidades públicas do Paraná inserem a temática sustentabilidade nos Projetos Pedagógicos, desde o ano de 2002. Utilizou-se da análise de conteúdo tendo como base Projetos Pedagógicos de seis cursos. Os resultados indicam que os cursos evoluíram ao incorporar a temática sustentabilidade, em razão do aumento da consideração de conteúdos nas disciplinas. A evolução foi detectada a partir de 2012, influenciados por documentos de avaliação e pelas diretrizes curriculares do curso. A forma de inserção Crossdisciplinar foi predominante com maior abrangência do social, indicando que há desconexão entre o socioambiental e o econômico. Logo, a adoção da temática sustentabilidade nos cursos investigados está em fase de amadurecimento, porém, mesmo que seja estabelecida por Lei, sua inserção nos Projetos Pedagógicos depende dos indivíduos. Diante disso, questiona-se a eficácia do caráter coercitivo, pois, pode induzir a adoção cerimonial. Neste caso, legislações específicas demonstraram ser eficazes, indicando a necessidade de atribuírem maior peso na temática sustentabilidade. Esta pesquisa contribui com a literatura, diante da carência de estudos. As contribuições práticas advêm de recomendações para o cumprimento das legislações pertinentes, além de contribuir para eliminar privações de liberdade no que se refere a ausência da temática sustentabilidade na educação do contador. E, ainda, para o bem-estar da sociedade, pois, organizações geram externalidades negativas.

Biografia do Autor

Anne Carolina dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA-UEM).

Marguit Neumann, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Sciences Economiques pela Université Pierre Mendès France. Professora na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO-UEM).

Kerla Mattiello, Universidade Estadual de Maringá

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (CEAPG-EAESP-FGV). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO-UEM).

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

DOS SANTOS, A. C. .; NEUMANN, M.; MATTIELLO, K. . INSERÇÃO CURRICULAR DA TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS PARANAENSES. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 32, n. 3, p. 73–97, 2021. DOI: 10.22561/cvr.v32i3.6659. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/6659. Acesso em: 25 abr. 2024.