ESTUDO DO AMBIENTE INSTITUCIONAL PARA A INSERÇÃO DA TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARANAENSES: RECOMENDAÇÕES PRÁTICAS AOS ATORES INSTITUCIONAIS

Autores

  • Anne Carolina dos Santos UEM
  • Marguit Neumann Universidade Estadual de Maringá
  • Kerla Mattiello Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v33i1.7424

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Graduação, Ciências Contábeis, Teoria institucional

Resumo

O objetivo geral deste artigo foi investigar como o ambiente institucional contribui para a inserção da temática sustentabilidade em cursos de graduação em Ciências Contábeis de universidades públicas do Paraná. O objetivo específico foi propor recomendações práticas aos atores institucionais quanto a inserção da sustentabilidade nos cursos. Tais objetivos foram alcançados por meio de entrevistas realizadas junto a coordenadores de curso, assim foram desenvolvidas 18 recomendações aos principais atores envolvidos no ambiente institucional dos cursos, tendo como foco a inserção do tema. Para tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados apontam que o ambiente institucional contribui mediante valorização do tema pela sociedade e pelos acadêmicos, havendo interferência da concorrência. Docentes influentes incentivam a inserção da temática nos cursos analisados. A pró-reitoria de ensino demonstrou ser capaz de tornar-se independente do arranjo institucional, sendo que a transdisciplinaridade detectada em três cursos expõe a ausência de projetos de extensão. Dentre outras recomendações práticas aos atores, há a necessidade de capacitação de docentes e da administração (pró-reitorias); diversificar a área dos cursos de pós-graduação realizados pelos docentes; necessidade de alteração da diretriz vigente do curso de Ciências Contábeis ou estabelecer diretrizes de avaliação dos cursos com maior destaque na sustentabilidade. A característica pioneira da pesquisa é investigar o tema junto a coordenadores de diversas instituições e disponibilizar recomendações práticas ao Ministério da Educação, Instituições de Ensino Superior, docentes e discentes do curso de Ciências Contábeis. Contribuições teóricas incluem o preenchimento da lacuna sobre a inserção da sustentabilidade em cursos de graduação.

 

Biografia do Autor

Anne Carolina dos Santos, UEM

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA-UEM).

Marguit Neumann, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Sciences Economiques pela Université Pierre Mendès France. Professora na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO-UEM).

Kerla Mattiello, Universidade Estadual de Maringá

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (CEAPG-EAESP-FGV). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO-UEM).

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

SANTOS, A. C. dos; NEUMANN, M.; MATTIELLO, K. . ESTUDO DO AMBIENTE INSTITUCIONAL PARA A INSERÇÃO DA TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARANAENSES: RECOMENDAÇÕES PRÁTICAS AOS ATORES INSTITUCIONAIS. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 244–269, 2022. DOI: 10.22561/cvr.v33i1.7424. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/7424. Acesso em: 19 nov. 2024.