ESTUDO DO AMBIENTE INSTITUCIONAL PARA A INSERÇÃO DA TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARANAENSES: RECOMENDAÇÕES PRÁTICAS AOS ATORES INSTITUCIONAIS

Autores/as

  • Anne Carolina dos Santos UEM
  • Marguit Neumann Universidade Estadual de Maringá
  • Kerla Mattiello Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v33i1.7424

Palabras clave:

Sustentabilidade, Graduação, Ciências Contábeis, Teoria institucional

Resumen

O objetivo geral deste artigo foi investigar como o ambiente institucional contribui para a inserção da temática sustentabilidade em cursos de graduação em Ciências Contábeis de universidades públicas do Paraná. O objetivo específico foi propor recomendações práticas aos atores institucionais quanto a inserção da sustentabilidade nos cursos. Tais objetivos foram alcançados por meio de entrevistas realizadas junto a coordenadores de curso, assim foram desenvolvidas 18 recomendações aos principais atores envolvidos no ambiente institucional dos cursos, tendo como foco a inserção do tema. Para tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados apontam que o ambiente institucional contribui mediante valorização do tema pela sociedade e pelos acadêmicos, havendo interferência da concorrência. Docentes influentes incentivam a inserção da temática nos cursos analisados. A pró-reitoria de ensino demonstrou ser capaz de tornar-se independente do arranjo institucional, sendo que a transdisciplinaridade detectada em três cursos expõe a ausência de projetos de extensão. Dentre outras recomendações práticas aos atores, há a necessidade de capacitação de docentes e da administração (pró-reitorias); diversificar a área dos cursos de pós-graduação realizados pelos docentes; necessidade de alteração da diretriz vigente do curso de Ciências Contábeis ou estabelecer diretrizes de avaliação dos cursos com maior destaque na sustentabilidade. A característica pioneira da pesquisa é investigar o tema junto a coordenadores de diversas instituições e disponibilizar recomendações práticas ao Ministério da Educação, Instituições de Ensino Superior, docentes e discentes do curso de Ciências Contábeis. Contribuições teóricas incluem o preenchimento da lacuna sobre a inserção da sustentabilidade em cursos de graduação.

 

Biografía del autor/a

Anne Carolina dos Santos, UEM

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA-UEM).

Marguit Neumann, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Sciences Economiques pela Université Pierre Mendès France. Professora na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO-UEM).

Kerla Mattiello, Universidade Estadual de Maringá

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (CEAPG-EAESP-FGV). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO-UEM).

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Publicado

2022-04-30

Cómo citar

SANTOS, A. C. dos; NEUMANN, M.; MATTIELLO, K. . ESTUDO DO AMBIENTE INSTITUCIONAL PARA A INSERÇÃO DA TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARANAENSES: RECOMENDAÇÕES PRÁTICAS AOS ATORES INSTITUCIONAIS. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 244–269, 2022. DOI: 10.22561/cvr.v33i1.7424. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/7424. Acesso em: 20 dic. 2024.