ESTUDO DO AMBIENTE INSTITUCIONAL PARA A INSERÇÃO DA TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARANAENSES: RECOMENDAÇÕES PRÁTICAS AOS ATORES INSTITUCIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v33i1.7424Palabras clave:
Sustentabilidade, Graduação, Ciências Contábeis, Teoria institucionalResumen
O objetivo geral deste artigo foi investigar como o ambiente institucional contribui para a inserção da temática sustentabilidade em cursos de graduação em Ciências Contábeis de universidades públicas do Paraná. O objetivo específico foi propor recomendações práticas aos atores institucionais quanto a inserção da sustentabilidade nos cursos. Tais objetivos foram alcançados por meio de entrevistas realizadas junto a coordenadores de curso, assim foram desenvolvidas 18 recomendações aos principais atores envolvidos no ambiente institucional dos cursos, tendo como foco a inserção do tema. Para tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados apontam que o ambiente institucional contribui mediante valorização do tema pela sociedade e pelos acadêmicos, havendo interferência da concorrência. Docentes influentes incentivam a inserção da temática nos cursos analisados. A pró-reitoria de ensino demonstrou ser capaz de tornar-se independente do arranjo institucional, sendo que a transdisciplinaridade detectada em três cursos expõe a ausência de projetos de extensão. Dentre outras recomendações práticas aos atores, há a necessidade de capacitação de docentes e da administração (pró-reitorias); diversificar a área dos cursos de pós-graduação realizados pelos docentes; necessidade de alteração da diretriz vigente do curso de Ciências Contábeis ou estabelecer diretrizes de avaliação dos cursos com maior destaque na sustentabilidade. A característica pioneira da pesquisa é investigar o tema junto a coordenadores de diversas instituições e disponibilizar recomendações práticas ao Ministério da Educação, Instituições de Ensino Superior, docentes e discentes do curso de Ciências Contábeis. Contribuições teóricas incluem o preenchimento da lacuna sobre a inserção da sustentabilidade em cursos de graduação.
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