INSERÇÃO CURRICULAR DA TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS PARANAENSES

Autores/as

  • Anne Carolina dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Marguit Neumann Universidade Estadual de Maringá
  • Kerla Mattiello Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v32i3.6659

Palabras clave:

Sustentabilidade, Educação pública, Graduação, Ciências contábeis, Paraná

Resumen

O objetivo da pesquisa é analisar de quais formas os cursos de graduação em Ciências Contábeis de universidades públicas do Paraná inserem a temática sustentabilidade nos Projetos Pedagógicos, desde o ano de 2002. Utilizou-se da análise de conteúdo tendo como base Projetos Pedagógicos de seis cursos. Os resultados indicam que os cursos evoluíram ao incorporar a temática sustentabilidade, em razão do aumento da consideração de conteúdos nas disciplinas. A evolução foi detectada a partir de 2012, influenciados por documentos de avaliação e pelas diretrizes curriculares do curso. A forma de inserção Crossdisciplinar foi predominante com maior abrangência do social, indicando que há desconexão entre o socioambiental e o econômico. Logo, a adoção da temática sustentabilidade nos cursos investigados está em fase de amadurecimento, porém, mesmo que seja estabelecida por Lei, sua inserção nos Projetos Pedagógicos depende dos indivíduos. Diante disso, questiona-se a eficácia do caráter coercitivo, pois, pode induzir a adoção cerimonial. Neste caso, legislações específicas demonstraram ser eficazes, indicando a necessidade de atribuírem maior peso na temática sustentabilidade. Esta pesquisa contribui com a literatura, diante da carência de estudos. As contribuições práticas advêm de recomendações para o cumprimento das legislações pertinentes, além de contribuir para eliminar privações de liberdade no que se refere a ausência da temática sustentabilidade na educação do contador. E, ainda, para o bem-estar da sociedade, pois, organizações geram externalidades negativas.

Biografía del autor/a

Anne Carolina dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA-UEM).

Marguit Neumann, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Sciences Economiques pela Université Pierre Mendès France. Professora na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO-UEM).

Kerla Mattiello, Universidade Estadual de Maringá

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (CEAPG-EAESP-FGV). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO-UEM).

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Publicado

2021-12-10

Cómo citar

DOS SANTOS, A. C. .; NEUMANN, M.; MATTIELLO, K. . INSERÇÃO CURRICULAR DA TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS PARANAENSES. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 32, n. 3, p. 73–97, 2021. DOI: 10.22561/cvr.v32i3.6659. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/6659. Acesso em: 8 nov. 2024.