PRÁTICAS DE DIVULGAÇÃO DO TESTE DE REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS PELAS COMPANHIAS ABERTAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA
Palabras clave:
, Impairment. Valor recuperável de ativos. Divulgação.Resumen
O presente artigo tem como principal objetivo investigar as práticas de divulgação relativas ao teste de redução ao valor recuperável de ativos (teste de impairment), no exercício de 2008, adotadas pelas companhias abertas listadas na BM&FBovespa. A pesquisa exploratória utilizou o procedimento documental, sendo coletados os dados referentes às práticas de divulgação do teste de impairment nas notas explicativas das demonstrações financeiras padronizadas de 337 companhias listadas na BM&FBovespa. Para a análise dos dados, fez-se uso de estatística descritiva de distribuição de frequência e comparação de médias das práticas divulgadas pelas companhias listadas nos níveis diferenciados de governança corporativa e no mercado tradicional. Apesar de um número considerável de empresas (226) ter aplicado o teste de redução ao valor recuperável sobre os ativos, apenas 27 delas reconheceram perdas por desvalorização dos ativos ou reversão de perdas. O resultado mostra que as empresas pesquisadas não adotaram integralmente as práticas de divulgação das informações do teste de redução ao valor recuperável de ativos, conforme as orientações do CPC 01. Entretanto, cabe ressaltar que, mesmo não reconhecendo perdas por desvalorização dos ativos ou reversão de perdas, 199 empresas apresentaram, espontaneamente, informações sobre a realização do teste de impairment. Ao se comparar as práticas de divulgação do teste entre as empresas listadas nos níveis diferenciados de governança corporativa e as do mercado tradicional, não é possível concluir que as do primeiro grupo tiveram uma maior preocupação com a observância do CPC 01.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.