EFEITO DA COMPLEXIDADE EMPRESARIAL NO GERENCIAMENTO DE RESULTADOS DE EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • Alini da Silva Universidade Regional de Blumenau
  • Roberto Carlos Klann Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v31i1.3851

Palavras-chave:

Complexidade Industrial, Complexidade do Negócio, Complexidade Organizacional, Gerenciamento de Resultados.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o efeito da complexidade empresarial no gerenciamento de resultados de empresas brasileiras. A metodologia pode ser caracterizada como descritiva, documental e quantitativa. A amostra foi composta por 110 empresas listadas na B3, no período compreendido entre os anos de 2010 a 2013. A coleta de dados foi realizada pela base de dados Thomson, formulários de referências das empresas, notas explicativas e dados cadastrais. Para a análise dos dados utilizou-se de técnicas estatísticas, tais como: regressão linear múltipla, estatística descritiva, entropia da informação, método TOPSIS e regressão de dados em painel, por meio dos softwares SPSS e STATA. Os resultados demonstraram que a experiência de mercado das empresas e a rentabilidade do patrimônio líquido aumentaram o nível de gerenciamento de resultados das empresas analisadas. Por outro lado, as dívidas de longo prazo e a complexidade total auxiliaram na redução desta prática oportunista dos gestores. Conclui-se que a complexidade de empresas aumenta a prática oportunista de gestores, quando na empesa apresentam-se formas de complexidade de forma individualizada, mas também pode contribuir para a sua diminuição, principalmente quando a empresa possui de forma conjunta várias medidas de complexidade.

Biografia do Autor

Alini da Silva, Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração

Roberto Carlos Klann, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Ciências Contábeis e Administração. Professor no Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis e Administração da FURB

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Publicado

2020-03-30

Como Citar

DA SILVA, A.; KLANN, R. C. EFEITO DA COMPLEXIDADE EMPRESARIAL NO GERENCIAMENTO DE RESULTADOS DE EMPRESAS BRASILEIRAS. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 1–28, 2020. DOI: 10.22561/cvr.v31i1.3851. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/3851. Acesso em: 16 abr. 2024.

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