Influência do Risco Moral e da Accountability nas Tomadas de Decisões
Palavras-chave:
Assimetria de Informação, Accountability, Teoria da Agência.Resumo
O presente artigo apresenta um estudo sobre assimetria de informação levando-se em consideração alguns problemas relacionados à Teoria da Agência. O objetivo do trabalho é analisar o impacto de dois fatores relacionados à assimetria de informação, o risco moral e a accountability, nas decisões sobre gerenciamentos de projetos. Para isso, replicou-se parcialmente a pesquisa realizada por Young-Won (2005). A metodologia consiste de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados com base em questionário aplicado a 148 alunos da graduação da sexta e sétimas fases dos Cursos de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque (Brusque/SC) e da Uniasselvi (Blumenau/SC). Os resultados apontam que os fatores risco moral e accountability podem influenciar a decisão dos gestores sobre gerenciamento de projetos, mas não de maneira significativa. De maneira geral, os respondentes atrasariam a entrega do projeto, mas com graus de certeza ligeiramente diferentes, dependendo dos cenários de risco moral e accountability. Conclui-se que a influência dos fatores risco moral e accountability na tomada de decisão foi inferior ao observado na literatura.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.