A Utilidade da Informação Contábil para a tomada de decisões: uma pesquisa com gestores alunos

Autores

  • Francisco Carlos Fernandes FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Roberto Carlos Klann FURB
  • Marcelo Salmeron Figueredo FURB

Palavras-chave:

Gestão, Informação contábil, Tomada de decisão.

Resumo

O presente trabalho trata de um estudo sobre a utilização das informações contábeis- gerenciais pelos administradores das organizações. A utilidade das informações contábeis para o processo decisório tem sido objeto de muitos questionamentos nos últimos anos. Analisando os fundamentos da Contabilidade Gerencial, o objetivo geral do artigo é identificar a importância dada pelos gestores à informação contábil-gerencial no processo de tomada de decisão dentro das organizações. O método de utilizado consiste de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de um levantamento ou survey com gestores de organizações que simultaneamente se dedicam ao estudo acadêmico da Administração e da Contabilidade no âmbito de graduação e pós-graduação. Foram ouvidos 45 indivíduos. Os resultados apontam que, de forma geral, as informações contábeis gerenciais são consideradas importantes no processo decisório, mas os gestores consideram que há uma deficiência na disponibilização dessas informações. Em termos comparativos, os gestores, que são alunos de pós-graduação, atribuem importância maior para algumas informações contábeis-gerenciais em comparação aos que são alunos de graduação.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Fernandes, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Professor dos Programas de Mestrado em Ciências Contábeis e Doutorado em Ciências Contábeis e Administração do CCSA / FURB.

Roberto Carlos Klann, FURB

Doutorando do Programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da FURB.

Marcelo Salmeron Figueredo, FURB

Doutorando do Programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da FURB.

Downloads

Publicado

2011-11-30

Como Citar

FERNANDES, F. C.; KLANN, R. C.; FIGUEREDO, M. S. A Utilidade da Informação Contábil para a tomada de decisões: uma pesquisa com gestores alunos. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 99-126, 2011. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/619. Acesso em: 29 maio. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)