RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E GERENCIAMENTO DE RESULTADOS POR ACCRUALS
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v30i1.4490Palavras-chave:
Responsabilidade Social Corporativa. Gerenciamento de Resultados. Accruals discricionários. Empresas brasileiras.Resumo
O objetivo do estudo foi avaliar a relação entre investimentos divulgados em responsabilidade social corporativa (RSC) e as práticas de gerenciamento de resultados por accruals (GR) em empresas brasileiras. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa, no período de 2011 a 2015. A amostra contemplou 122 empresas, as quais dispunham das informações necessárias para a realização do estudo. Os resultados indicam que a RSC está relacionada com o GR, sendo que as empresas com maiores níveis de RSC praticam mais GR, quando este é focado no aumento dos lucros. Já para empresas que visam a redução dos lucros por meio do GR, a RSC mostrou-se negativamente relacionada, ou seja, quanto mais investimentos divulgados em RSC, menor o nível de GR. Assim, conclui-se que as práticas de RSC podem configurar um aspecto adicional sobre fatores relacionados ao GR em países emergentes como o Brasil, o que está alinhado com parte da literatura em países desenvolvidos. Este resultado pode contribuir com órgãos reguladores, auditores e demais interessados na qualidade da informação contábil, na medida que expõe uma possível utilização da RSC por empresas brasileiras para mascarar um inflamento de lucros por meio do gerenciamento de accruals.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.