RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E GERENCIAMENTO DE RESULTADOS POR ACCRUALS

  • Herivélton Antônio Schuster UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB
  • Roberto Carlos Klann UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB
  • Roberto Carlos Klann UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB
Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa. Gerenciamento de Resultados. Accruals discricionários. Empresas brasileiras.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a relação entre investimentos divulgados em responsabilidade social corporativa (RSC) e as práticas de gerenciamento de resultados por accruals (GR) em empresas brasileiras. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa, no período de 2011 a 2015. A amostra contemplou 122 empresas, as quais dispunham das informações necessárias para a realização do estudo. Os resultados indicam que a RSC está relacionada com o GR, sendo que as empresas com maiores níveis de RSC praticam mais GR, quando este é focado no aumento dos lucros. Já para empresas que visam a redução dos lucros por meio do GR, a RSC mostrou-se negativamente relacionada, ou seja, quanto mais investimentos divulgados em RSC, menor o nível de GR. Assim, conclui-se que as práticas de RSC podem configurar um aspecto adicional sobre fatores relacionados ao GR em países emergentes como o Brasil, o que está alinhado com parte da literatura em países desenvolvidos. Este resultado pode contribuir com órgãos reguladores, auditores e demais interessados na qualidade da informação contábil, na medida que expõe uma possível utilização da RSC por empresas brasileiras para mascarar um inflamento de lucros por meio do gerenciamento de accruals.

Publicado
2019-08-16
Como Citar
SCHUSTER, H. A.; KLANN, R. C.; KLANN, R. C. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E GERENCIAMENTO DE RESULTADOS POR ACCRUALS. Contabilidade Vista & Revista, v. 30, n. 1, p. 01-26, 16 ago. 2019.