Perfil da Evidenciação Ambiental das Empresas Listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial
Palavras-chave:
Teoria da legitimidade, evidenciação ambiental, ISE.Resumo
Diante das constantes mudanças no cenário econômico e financeiro, as empresas necessitam cada vez mais serem transparentes, principalmente quanto à evidenciação de suas ações com o meio ambiente. Nesse contexto, o objetivo deste estudo consiste em verificar a evidenciação das práticas ambientais das Companhias que compõe o Grupo A do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros – BM&FBovespa. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se com natureza descritiva, abordagem quantitativa do problema, e documental quanto aos procedimentos. Utilizou-se do software Sphinx® para coleta e análise dos dados. A amostra da pesquisa correspondeu as 14 empresas que divulgaram suas respostas do questionário ISE 2013/2014. Os resultados demonstraram que a maioria das empresas possui política ambiental estruturada. No que se refere à gestão, a maioria das empresas possui preocupação com a questão ambiental em nível estratégico. Quanto ao desempenho, a maior parte das empresas demonstrou-se preocupada em consumir conscientemente os recursos naturais. Em relação ao cumprimento legal, nos últimos três anos as empresas tiveram processos ambientais e por conta disso, passaram a adequar-se às exigências legais.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.