Impacto da Entrada nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa sobre a Imagem Institucional das Empresas

Autores/as

  • Paula Carolina Ciampaglia Nardi
  • Sílvio Hiroshi Nakao

Palabras clave:

Governança Corporativa, Transparência, Imagem Institucional

Resumen

    A criação dos níveis diferenciados de governança corporativa – Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado – teve como um de seus principais argumentos a mudança na imagem institucional da empresa, que seria provocada pelo cumprimento das rígidas normas de adesão, direcionadas para a redução das incertezas dos investidores e demais grupos de interesse. Este trabalho procurou verificar o impacto da adesão a esses níveis diferenciados sobre a imagem institucional das companhias para os shareholders e para os stakeholders, segundo a percepção da própria empresa. Dessa forma, o estudo baseou-se nas respostas de questionários enviados por e-mail ao departamento de Relações com Investidores das empresas listadas nos níveis diferenciados de governança corporativa. Como resultado, foi possível verificar que a adesão aos níveis de fato afeta a imagem institucional da companhia na percepção da própria firma, muito embora essa mudança esteja um pouco mais relacionada aos shareholders do que aos stakeholders.

Publicado

2009-05-13

Cómo citar

NARDI, P. C. C.; NAKAO, S. H. Impacto da Entrada nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa sobre a Imagem Institucional das Empresas. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 85–111, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/355. Acesso em: 22 nov. 2024.