Impacto da Entrada nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa sobre a Imagem Institucional das Empresas
Palabras clave:
Governança Corporativa, Transparência, Imagem InstitucionalResumen
A criação dos níveis diferenciados de governança corporativa – Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado – teve como um de seus principais argumentos a mudança na imagem institucional da empresa, que seria provocada pelo cumprimento das rígidas normas de adesão, direcionadas para a redução das incertezas dos investidores e demais grupos de interesse. Este trabalho procurou verificar o impacto da adesão a esses níveis diferenciados sobre a imagem institucional das companhias para os shareholders e para os stakeholders, segundo a percepção da própria empresa. Dessa forma, o estudo baseou-se nas respostas de questionários enviados por e-mail ao departamento de Relações com Investidores das empresas listadas nos níveis diferenciados de governança corporativa. Como resultado, foi possível verificar que a adesão aos níveis de fato afeta a imagem institucional da companhia na percepção da própria firma, muito embora essa mudança esteja um pouco mais relacionada aos shareholders do que aos stakeholders.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.