ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A PERSPECTIVA DE SERVIÇOS DE NÃO AUDITORIA E A QUALIDADE DA AUDITORIA EXTERNA EM EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v31i1.4500Palavras-chave:
Serviço de não auditoria, Qualidade de auditoria, Gerenciamento de resultadosResumo
As empresas de auditoria possuem um papel importante para os investidores, ao ter a capacidade de reduzir a assimetria de informações entre empresas e usuários da informação contábil. No entanto, quando as auditorias fornecem outros serviços aos seus clientes, como os serviços de não auditoria (SNA), a independência e a qualidade do trabalho do auditor podem se tornar duvidosas. Nesse contexto, o presente trabalho procurou verificar qual a relação entre a realização da expectativa futura de SNA e a qualidade da auditoria. Para isso, foram utilizados os accruals discricionários, via modelo Jones modificado e KS, para capturar o gerenciamento de resultado, variável representativa da perda da qualidade de auditoria. Por meio da análise de dados dispostos em painel das empresas brasileiras de capital aberto, no período de 2010 a 2015, o estudo encontrou evidências significativas de que a realização de expectativa futura de prestação dos SNA impacta negativamente a qualidade do serviço de auditoria. Este estudo contribui para a discussão sobre o tema no Brasil, pouco explorado se comparado com as pesquisas nacionais. Permite aos órgãos reguladores obter mais fundamentações para basear as regulações sobre o tema, e assim garantir maior qualidade no processo de auditoria, via informações livre de viés e tendenciosidade. Sinaliza aos investidores sobre a importância de acompanhar o volume e a existência de perspectivas de SNA nas empresas que pretendem investir. Além disso, propõe uma reflexão sobre a atuação social e ética, no que tange a redução de custos de agência, preponderantes do profissional auditor.
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