ANÁLISE DO IMPACTO DO GOODWILL NA PREVISÃO DE LUCRO POR ANALISTAS FINANCEIROS:

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E EUA

Autores

  • Matheus de Siqueira Moraes Universidade de São Paulo
  • Paula Carolina Ciampaglia Nardi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v33i3.7450

Palavras-chave:

Goodwill, Acurácia do analista, Previsão de lucro, Mercado brasileiro, Mercado norte-americano

Resumo

O analista financeiro possui condições de reduzir a assimetria de informações entre empresas e investidores ao emitir previsões de resultados, contribuindo para o funcionamento do mercado de capitais, peça importante para o crescimento e financiamento das empresas. Nesse contexto, não foram encontrados estudos que relacionassem, de maneira direta, a existência de goodwill nas empresas brasileiras com a acurácia dos analistas financeiros. Portanto, o objetivo do estudo foi analisar a relação entre o goodwill e a acurácia da previsão de resultado por analistas financeiros. O foco foram as empresas brasileiras e norte-americanas de capital aberto, no período trimestral de 2010 a 2019, utilizando como método a regressão com dados em painel. Os resultados indicaram que, no Brasil, a existência de goodwill impacta negativamente na acurácia da previsão dos analistas, mas positivo no mercado norte-americano. Testes de confirmação foram aplicados considerando o grupo de ativo intangível, cujos resultados corroboraram com os encontrados para goodwill. Assim o estudo evidencia que o uso goodwill pode impactar de forma diferente a acurácia dos analistas diante de mercado distintos, especificamente quanto à origem legal, desenvolvimento do mercado de capitais, poder de enforcement, entre outros fatores. Isso deve ser levado em consideração nas decisões de investimento de instituições financeiras e participantes do mercado de capitais. Também contribui com a literatura na linha de pesquisa, ao sinalizar que a subjetividade presente no goodwill pode influenciar de modo distinto a acurácia dos analistas, fato que deve ser controlado em seus modelos de previsão.

Biografia do Autor

Matheus de Siqueira Moraes, Universidade de São Paulo

Mestre em Controladoria e Contabilidade, Universidade de São Paulo. Avenida Bandeirantes, 3900. Monte Alegre. CEP: 14040-905, Ribeirão Preto – SP. (16) 3315-3899, matheus.siqueira.moraes@usp.br.

https://orcid.org/0000-0003-0087-9636

Paula Carolina Ciampaglia Nardi, Universidade de São Paulo

Doutora em Administração de Organizações, Universidade de São Paulo. Avenida Bandeirantes, 3900. Monte Alegre. CEP: 14040-905, Ribeirão Preto – SP. (16) 3315-3899, paulanardi@fearp.usp.br.

https://orcid.org/0000-0001-7897-3070

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Publicado

2023-01-23

Como Citar

MORAES, M. de S.; NARDI, P. C. C. ANÁLISE DO IMPACTO DO GOODWILL NA PREVISÃO DE LUCRO POR ANALISTAS FINANCEIROS: : ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E EUA. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 71–102, 2023. DOI: 10.22561/cvr.v33i3.7450. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/7450. Acesso em: 22 nov. 2024.