Impacto da Entrada nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa sobre a Imagem Institucional das Empresas
Palavras-chave:
Governança Corporativa, Transparência, Imagem InstitucionalResumo
A criação dos níveis diferenciados de governança corporativa – Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado – teve como um de seus principais argumentos a mudança na imagem institucional da empresa, que seria provocada pelo cumprimento das rígidas normas de adesão, direcionadas para a redução das incertezas dos investidores e demais grupos de interesse. Este trabalho procurou verificar o impacto da adesão a esses níveis diferenciados sobre a imagem institucional das companhias para os shareholders e para os stakeholders, segundo a percepção da própria empresa. Dessa forma, o estudo baseou-se nas respostas de questionários enviados por e-mail ao departamento de Relações com Investidores das empresas listadas nos níveis diferenciados de governança corporativa. Como resultado, foi possível verificar que a adesão aos níveis de fato afeta a imagem institucional da companhia na percepção da própria firma, muito embora essa mudança esteja um pouco mais relacionada aos shareholders do que aos stakeholders.
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