A Gestão Estratégica de Custos nas Organizações do Terceiro Setor: um Estudo de Caso no Estado da Paraíba
Palabras clave:
Terceiro Setor, Gestão Estratégica de Custos, Contabilidade GerencialResumen
Ocupando lacunas deixadas pelo Governo nos serviços prestados à população, as organizações do Terceiro Setor surgiram no Brasil a partir da vontade individual de seus idealizadores, com uma imensa representatividade e importância frente à população, apesar de sofrerem com a escassez de recursos. Dessa forma, este estudo foi realizado com o objetivo de investigar o uso da Gestão Estratégica de Custos no processo de tomada de decisão de uma organização do Terceiro Setor do Estado da Paraíba, destacando as vantagens de se gerir estrategicamente os custos dessa organização. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de um estudo de caso, através das pesquisas bibliográfica e documental, e da realização de uma entrevista com o gestor dessa organização. Em seus resultados observou-se que, em sua cadeia de valor, sua maior vantagem competitiva encontra-se na sua fase inicial, ou seja, na captação de pessoal qualificado para a execução dos serviços; que seu posicionamento estratégico é o de redução de custos, buscando melhor utilizar os recursos obtidos e ampliar a prestação de serviços à comunidade; e a necessidade de adoção de um modelo de custeio que contemple a apropriação dos custos indiretos que leve em conta o consumo efetivo das horas de mão-de-obra direta envolvidas na execução das atividades. Assim, tendo em vista essas observações e as especificidades da organização, a Gestão Estratégica de Custos se revela um indispensável instrumento de auxílio à tomada de decisão nessa organização, maximizando a utilização de seus recursos e ampliando a oferta de seus serviços.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.