Análises de Balanços Públicos: Quociente do Resultado Orçamentário do Governo Federal. 2000 – 2009

Autores

  • Maurício Corrêa da Silva UFRN
  • Adilson de Lima Tavares UFRN
  • Aneide Oliveira Araujo UFRN
  • José Dionísio Gomes da Silva UFRN

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de evidenciar os Quocientes do Resultado Orçamentário (QRO) do Governo Federal, apurados nos Balanços Orçamentários, no período de 2000 a 2009 e analisar as suas consequências na execução orçamentária. Os dados históricos do Demonstrativo das Receitas Realizadas e Despesas Empenhadas, Liquidadas e Pagas da União (Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social) dos exercícios de 2000 a 2009, foram extraídos do sítio eletrônico da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, quantitativa (média aritmética, desvio padrão, coeficiente de variação, coeficiente de correlação e os números-índices) e qualitativa. Os resultados revelaram que dos dez anos analisados (2000 a 2009), o Governo Federal apresentou como quociente do resultado da execução orçamentária o superávit orçamentário total (receitas executadas superiores as despesas executadas) em nove anos (2000 a 2007 e 2009) e um ano de déficit orçamentário total (2008) ao considerar as receitas e despesas executadas totais. Separadamente, o déficit orçamentário corrente em quatro anos (2001, 2006, 2007 e 2009) e déficit orçamentário de capital no ano de 2008. Foi observado que o Governo Federal deixou de gastar em média, aproximadamente R$ 41 bilhões, e isto representa a diferença média entre o que foi arrecadado e gasto no período de 2000 a 2009.

Biografia do Autor

Maurício Corrêa da Silva, UFRN

Doutorando em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN). Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN – Mestre em Ciências Contábeis (UnB/UFRN/UFPE/UFPB).

Adilson de Lima Tavares, UFRN

Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN e do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFRN/UFPB – Doutor em Ciências Contábeis (UnB/UFRN/UFPB).

Aneide Oliveira Araujo, UFRN

Professora do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN e do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFRN/UFPB – Doutora em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP).

José Dionísio Gomes da Silva, UFRN

Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN e do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFRN/UFPB – Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-12-10

Como Citar

SILVA, M. C. da; TAVARES, A. de L.; ARAUJO, A. O.; SILVA, J. D. G. da. Análises de Balanços Públicos: Quociente do Resultado Orçamentário do Governo Federal. 2000 – 2009. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 15–34, 2014. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1271. Acesso em: 28 mar. 2024.