Análises de Balanços Públicos: Quociente do Resultado Orçamentário do Governo Federal. 2000 – 2009
Resumo
Esta pesquisa tem o objetivo de evidenciar os Quocientes do Resultado Orçamentário (QRO) do Governo Federal, apurados nos Balanços Orçamentários, no período de 2000 a 2009 e analisar as suas consequências na execução orçamentária. Os dados históricos do Demonstrativo das Receitas Realizadas e Despesas Empenhadas, Liquidadas e Pagas da União (Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social) dos exercícios de 2000 a 2009, foram extraídos do sítio eletrônico da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, quantitativa (média aritmética, desvio padrão, coeficiente de variação, coeficiente de correlação e os números-índices) e qualitativa. Os resultados revelaram que dos dez anos analisados (2000 a 2009), o Governo Federal apresentou como quociente do resultado da execução orçamentária o superávit orçamentário total (receitas executadas superiores as despesas executadas) em nove anos (2000 a 2007 e 2009) e um ano de déficit orçamentário total (2008) ao considerar as receitas e despesas executadas totais. Separadamente, o déficit orçamentário corrente em quatro anos (2001, 2006, 2007 e 2009) e déficit orçamentário de capital no ano de 2008. Foi observado que o Governo Federal deixou de gastar em média, aproximadamente R$ 41 bilhões, e isto representa a diferença média entre o que foi arrecadado e gasto no período de 2000 a 2009.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.