Início da Adoção das IFRS no Brasil: os impactos provocados na relação entre o lucro e o fluxo de caixa operacional
Palabras clave:
Contabilidade FinanceiraResumen
Este trabalho tem como objetivo verificar se as mudanças nas práticas contábeis brasileiras, introduzidas pela Lei n° 11.638/07, MP n° 449/08 (e suas alterações posteriores) e Pronunciamentos Técnicos (CPCs), aprovados até 31 de dezembro de 2008, promoveram alteração significativa nas relações entre: a) LL (Lucro Líquido) e FCO (Fluxo de Caixa Operacional) e b) Lucro Operacional (LO) e FCO das companhias brasileiras não financeiras que participavam do índice Ibovespa no terceiro quadrimestre de 2009. A verificação da existência de mudanças significativas nas práticas contábeis é realizada por meio do teste de diferença de médias – não paramétrico (teste de postos com sinal de Wilcoxon) para distribuições não normais – entre duas amostras emparelhadas, considerando um total de 38 companhias e 127 observações. Os resultados obtidos contrariam a hipótese inicial de que, devido à intensificação dos accruals, motivados pelas mudanças nas legislações mencionadas, haveria um distanciamento de tais relações no ano de 2008.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.