EFEITO DA QUALIDADE DA AUDITORIA E DOS VALORES CONTÁBEIS NO GERENCIAMENTO DE RESULTADOS
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v33i1.6349Keywords:
Audit quality, Accounting values, Earnings management, Discretionary accrualsAbstract
Considerando que a cultura nacional afeta as instituições do país e, indiretamente, os custos de transação, registros contábeis e a qualidade de auditoria, o objetivo deste estudo é avaliar o efeito moderador dos valores contábeis na relação entre a qualidade da auditoria e o gerenciamento de resultados em uma amostra de 45.216 empresas (374.690 observações) de 83 países, abrangendo o período 2002-2017. A qualidade da auditoria (reputação e especialização do auditor) foi medida conforme proposto por Francis e Wang (2008), os valores contábeis (profissionalismo versus controle estatutário, uniformidade versus flexibilidade, conservadorismo versus otimismo e sigilo versus transparência) foram categorizados como em Braun e Rodriguez Jr. (2008), e o gerenciamento de resultados foi quantificado com o modelo modificado de Jones (Dechow, Sloan e Sweeney, 1995). A auditoria realizada por firmas de auditoria de alta reputação (Big 4) inibe o gerenciamento de resultados. Além disso, a interação entre a qualidade da auditoria e os valores contábeis sugere que o efeito positivo da qualidade da auditoria na qualidade dos lucros é mais forte quanto maior for o nível de profissionalismo, flexibilidade, otimismo e transparência do país. Os resultados confirmam que os fatores institucionais, representados neste estudo pelos valores contábeis, são de fato valores relevantes para a qualidade da auditoria.
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