Percepções do Corpo Diretivo de uma Multinacional Oriental quanto à Implementação dos Requisitos da Lei Sarbanes-Oxley
Palavras-chave:
Governança Corporativa, Gerenciamento de Risco, Auditoria Interna, Sarbanes-Oxley Act of 2002, Controle Interno.Resumo
Este artigo estuda o posicionamento dos diretores e gerentes da subsidiária de uma multinacional oriental instalada no Brasil, sobre a futura implementação dos requisitos da Lei Sarbanes-Oxley, na referida empresa. São apresentados os principais pontos da Lei e os seus impactos no Brasil e no exterior. Foi usado o método do estudo de caso como estratégia de pesquisa, e aplicado um questionário a todos os diretores e gerentes da empresa. Os dados foram tratados pela Estatística Descritiva, conjugada com a Análise Discriminante. Obteve-se a percepção de como os diretores e gerentes da empresa agirão frente à necessidade de implementação dos requisitos da Lei Sarbanes-Oxley. A pesquisa revelou que os diretores e gerentes estão conscientes das deficiências dos atuais sistemas de controle interno, governança corporativa e gestão de riscos, e da necessidade de investimentos para o atendimento às exigências da Lei. Verificou-se que as regras de controle interno e governança corporativa não são cumpridas por todos os empregados. Foi detectada a existência de um apetite para riscos, porém a cultura de gestão de riscos ainda é incipiente. Os resultados obtidos permitiram oferecer à empresa recomendações para um melhor controle interno e gerenciamento de riscos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.