Otimização do Mix Operacional de um Escritório de Perícias: Uma Aplicação de Programação Linear
Palavras-chave:
Perícia Contábil, Escritório de Perícias, Contabilidade, Mix Operacional, Programação LinearResumo
Ao atuar como perito do juízo, o contador responsável por um escritório de perícias deverá decidir sobre os honorários a serem cobrados, considerando as especificidades de cada esfera judiciária, o tempo médio de recebimento e o fator remuneratório das perícias realizadas. Esses elementos levarão o perito a delimitar seu campo de atuação judicial. Assim, este trabalho procurou demonstrar como a Pesquisa Operacional, por meio da Programação Linear, pode ser usada no processo decisório relativo aos honorários e ao mix operacional de um escritório de perícias. A pesquisa é aplicada, estrutural e exploratória, baseada na proposição de Abramo (1979), suportada por investigação documental e bibliográfica, realizada durante o 2º. semestre de 2005. Foi desenvolvido de um modelo de Programação Linear, com base na proposta de Corrar et al. (2004). Os resultados obtidos forneceram informações que podem contribuir para otimizar o mix operacional do escritório de perícias nas esferas cível e trabalhista, considerando-se tempo médio de recebimento e a remuneração em cada esfera judiciária, e ilustraram como a Pesquisa Operacional pode auxiliar o perito contábil, enquanto tomador de decisões na gestão de um escritório de perícias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.