ADESÃO AO PROUNI: A PERCEPÇÃO DE GESTORES DE IES PRIVADAS DA CIDADE DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
Bolsas de estudo. Brasil, nsino superior – administração. Impostos – isenção.Resumo
Segmentos e representantes da sociedade têm revelado suas percepções sobre o PROUNI, desde seu lançamento. Entretanto, pouco se investigou sobre as percepções dos gestores das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas quanto à adesão a esse programa. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi o de identificar e analisar essas percepções. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa realizou-se o levantamento bibliográfico e documental da legislação relativa ao tema. Na segunda etapa ocorreu a pesquisa empírica, de natureza qualitativa, por meio de entrevista semi-estruturada com sete gestores acadêmicos – dois Reitores, dois Pró-Reitores Administrativos e três Controllers – de três IES privadas na cidade de São Paulo, participantes do PROUNI. Os dados obtidos foram analisados com o uso da análise de conteúdo, combinada com explanação da construção (building explanation). Os resultados do estudo indicam que a percepção dos gestores pesquisados em relação ao PROUNI é fragmentada. Reitores, Pró-Reitores Administrativos e Controllers revelaram interesse específico sobre os aspectos relativos às suas esferas de atuação e não sobre o todo. As falas dos sujeitos revelaram que as adesões ao PROUNI por suas instituições ocorreram por uma questão de “conveniência sócio-política e tributária” e não como resultante de um planejamento da gestão institucional. Os fatores que tiveram maior influência nas adesões foram os políticos e tributários; políticos para “estarem bem aos olhos” do Governo e, tributários para manterem suas isenções já adquiridas anteriormente à adesão.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.