Influência dos Grupos de Interesse no Processo de Normatização Contábil Internacional: O Caso do Discussion Paper Sobre Leasing
Palavras-chave:
Lobbying, Grupos de Interesse, Regulação Contábil, IASB, Leasing.Resumo
O objetivo desta pesquisa é investigar a influência de grupos de interesse (lobby) no processo de normatização contábil internacional empreendido pelo International Accounting Standards Board – IASB. Para cumprir tal meta, foram utilizadas as 302 cartas de comentários enviadas ao IASB por conta do discussion paper Leases Preliminary Views no período de março a julho de 2009. Os respondentes foram classificados em preparadores, profissionais contábeis, normatizadores, acadêmicos. Além disto, foram testadas características como o número de representantes nativos no board do IASB, o montante total de financiamento do Board efetuado pelas entidades do país do respondente e o índice de capitalização do mercado local. Em seguida foram identificadas as opiniões de cada respondente em relação à nova contabilização proposta para as entidades arrendatárias em relação aos contratos de leasing. Utilizou-se da técnica da regressão logística para verificar se as características identificadas nos respondentes tiveram influência na posição manifestada pelo IASB no Exposure Draft sobre Leasing emitido logo após o discussion paper. Os resultados sugerem que apenas as opiniões de Profissionais contábeis, normatizadores nacionais e acadêmicos exerceram influência nas decisões tomadas pelo normatizador contábil no caso do Leasing.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.