Comparação das práticas de divulgação de informações financeiras nas empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA e na NYSE dos setores de consumo não cíclicos e de telecomunicações
Palavras-chave:
Evidenciação, Teoria da Contabilidade, Informações ContábeisResumo
O artigo analisa as diferenças entre as informações financeiras divulgadas no Brasil e nos Estados Unidos por empresas brasileiras de capital aberto dos setores de Telecomunicações e Consumo Não-Cíclico com ações negociadas na BM&FBOVESPA e na NYSE. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o nível de evidenciação de informações financeiras no Brasil, comparando as informações divulgadas no Relatório Anual com as apresentadas ao mercado norte-americano no Formulário 20-F. Observou-se que o volume e o detalhamento das informações financeiras evidenciadas no Brasil pelas empresas da amostra são inferiores aos divulgados nos EUA em todos os aspectos analisados. O custo de obtenção da informação pelas empresas, apontado por alguns teóricos como uma barreira à evidenciação não explica esse fenômeno, uma vez que poucos meses após a divulgação do Relatório Anual as empresas apresentaram ao mercado norte-americano informações não divulgadas no Brasil. Acredita-se que fatores como a estrutura legal e o grau de desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro podem ajudar a compreender o comportamento verificado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.