Conservadorismo Condicional: Estudo a Partir do Reconhecimento Antecipado de Perdas Econômicas no Resultado
Palavras-chave:
Conservadorismo, Qualidade da Informação Contábil, Accruals.Resumo
O Conservadorismo Condicional exige maior grau de verificação das boas notícias para reconhecê-las como lucro, em relação ao grau de verificação das más notícias para o seu reconhecimento no resultado do exercício. Face às preocupações referentes à qualidade da informação contábil, o objetivo do trabalho consiste em mensurar o Conservadorismo Condicional a partir do reconhecimento antecipado de perdas econômicas mensurada pela relação entre Fluxo de Caixa Operacional e os accruals contábeis comparando as diferenças encontradas entre as empresas que pertencem aos níveis de governança da Bovespa com as companhias do mercado tradicional. O artigo utiliza o modelo de reconhecimento antecipado de perdas econômicas de Ball e Shivakumar (2005). Para tanto, foram estimados os modelos estatísticos para uma amostra de 96 empresas para o período de 2005 a 2007 partindo de informações anuais disponíveis no Economática® e dados reportados em notas explicativas. Com o objetivo de selecionar um evento econômico que pode impactar no reconhecimento assimétrico do resultado econômico, decidiu-se comparar os resultados entre empresas listadas nos níveis de governança da Bovespa com as demais empresas. Os resultados encontrados mostram que o Conservadorismo Condicional não é encontrado nos resultados contábeis publicados das companhias que compõem a amostra. Verifica-se uma preferência dos gestores em evitar a apuração de perdas em seus resultados contábeis. Os resultados obtidos também refutam a ideia de que as empresas listadas nos níveis de governança apresentariam maior qualidade informacional do que as empresas do mercado tradicional, uma vez que não foi identificada a utilização de conservadorismo condicional em ambos os grupos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.