Planejamento regional e potenciais de desenvolvimento dos municípios de Minas Gerais na região em torno de Juiz de Fora: uma aplicação de análise fatorial

Autores

  • Fernando Salgueiro Perobelli Cedeplar - UFMG
  • Aryeverton Fortes de Oliveira
  • Luiz Gustavo Guimarães Novy
  • Marlos Vargas Ferreira

Resumo

Este artigo objetiva identificar os potenciais de desenvolvimento apresentados pelos municípios mineiros inseridos na região polarizada por Juiz de Fora, levando em consideração a importância do processo de planejamento regional. O mesmo pode ser utilizado como instrumento de planejamento regional e urbano assim como de apoio à decisão empresarial. Os potenciais de desenvolvimento dos municípios foram calculados através da aplicação da análise fatorial, técnica estatística multivariada usada para identificar um número reduzido de fatores causais a partir de um conjunto de variáveis correlacionadas. Para detectar os potenciais de desenvolvimento das 144 cidades que compõem a região, foram utilizados dados de 40 variáveis. Estas foram agrupadas em conjuntos menores como, por exemplo, variáveis relacionadas com o setor agrícola; com o setor industrial/comercial; desenvolvimento urbano e social; e educação, objetivando melhor caracterizar os fatores. A aplicação da análise fatorial ao modelo possibilitou a extração de quatro fatores (F1- desenvolvimento industrial e comercial; F2 - desenvolvimento urbano e social; F3 - desenvolvimento agrícola; F4 - desenvolvimento educacional), que são capazes de explicar 80,6%da variância total do modelo. Como era de se esperar Juiz de Fora é o grande centro de desenvolvimento. No que tange ao desenvolvimento industrial pode-se traçar um possível eixo, formado pelas cidades próximas à BR 040 (Barbacena, São João Del Rei, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Santos Dumont, Congonhas e Banoso), e as próximas à BR 116 (Ubá, Muriaé, Cataguascs, uopoldina, Viçosa, Visconde do Rio Branco e São João Nepomuceno).

Downloads

Publicado

2013-11-18

Como Citar

PEROBELLI, F. S.; DE OLIVEIRA, A. F.; NOVY, L. G. G.; FERREIRA, M. V. Planejamento regional e potenciais de desenvolvimento dos municípios de Minas Gerais na região em torno de Juiz de Fora: uma aplicação de análise fatorial. Nova Economia, [S. l.], v. 9, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2194. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)