Desenvolvimento local e desconcentração industrial: elementos dinâmicos do sistema local de empresas de eletrônica de Santa Rita do Sapucaí e suas implicações de políticas

Autores

  • Renato Garcia
  • Antonio Carlos Diegues
  • Jose Eduardo Roselino
  • Ariana Costa

Palavras-chave:

geografia da inovação, sistemas locais de produção, conhecimento e inovação, indústria eletrônica, política industrial

Resumo

Este trabalho tem como intuito principal a análise dos principais fatores que determinaram o dinamismo do sistema local de produção da indústria eletrônica de Santa Rita do Sapucaí. Assim, procura-se debater com os autores que advogam que a reconfiguração industrial brasileira após 1980, e a consequente formação de um polígono de desenvolvimento que se estende para vários estados, deriva da desconcentração industrial da Região Metropolitana de São Paulo. Como resultado, defende-se que os principais fatores responsáveis pelo dinamismo da indústria local foram: a disponibilidade de recursos humanos qualificados e de redes locais e externas de aprendizado, o pujante empreendedorismo local, a complementaridade produtiva e as interações entre instituições locais.

Biografia do Autor

Renato Garcia

Economista e Professor da Escola Politécnica da USP

Antonio Carlos Diegues

Professor UFSCar/ Sorocaba

Jose Eduardo Roselino

Professor Unisal e Facamp

Ariana Costa

Economista (Unesp) e Mestranda em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP

Downloads

Publicado

2015-08-13

Como Citar

GARCIA, R.; DIEGUES, A. C.; ROSELINO, J. E.; COSTA, A. Desenvolvimento local e desconcentração industrial: elementos dinâmicos do sistema local de empresas de eletrônica de Santa Rita do Sapucaí e suas implicações de políticas. Nova Economia, [S. l.], v. 25, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1713. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares