Upgrade industrial, catch-up econômico e política industrial no Brasil: tendências gerais e o caso específico da mineração

Autores

Resumo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o papel da política industrial na promoção da upgrading tecnológica no Brasil. Para isso, nós focalizamos nas principais características do sistema nacional de inovação no Brasil e no papel das instituições. Nós examinamos se a política industrial implementada entre 2003 e 2014 foi capaz de promover mudanças nas convenções dos agentes em direção a estratégias mais vigorosas ligadas ao catch-up tecnológico. Ainda, nós analisamos a mineração, um setor em que o Brasil desenvolveu vantagens competitivas relevantes nos mercados internacionais, e no qual os agentes nacionais construíram importantes capacitações operacionais. Os principais resultados mostram as enormes dificuldades enfrentadas pelos esforços da política industrial em estabelecer mecanismos voltados para o catch-up tecnológico, a partir das experiências frustradas das políticas nos anos de 2002 a 2014. A experiência específica da mineração confirma esses resultados gerais, uma vez que as mineradoras nacionais não foram capazes de criar novas capacitações tecnológicas, mesmo durante o período de boom dos preços das commodities.

Palavras-chave: Política Industrial; instituições; conhecimento e inovação; mineração

Códigos JEL: O31, O33, O38.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

GARCIA, R.; SANTOS, U. P. dos; SUZIGAN, W. Upgrade industrial, catch-up econômico e política industrial no Brasil: tendências gerais e o caso específico da mineração. Nova Economia, [S. l.], v. 30, n. Especial, p. 1089–1114, 2021. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/6244. Acesso em: 25 abr. 2024.