Upgrade industrial, catch-up econômico e política industrial no Brasil: tendências gerais e o caso específico da mineração
Resumo
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o papel da política industrial na promoção da upgrading tecnológica no Brasil. Para isso, nós focalizamos nas principais características do sistema nacional de inovação no Brasil e no papel das instituições. Nós examinamos se a política industrial implementada entre 2003 e 2014 foi capaz de promover mudanças nas convenções dos agentes em direção a estratégias mais vigorosas ligadas ao catch-up tecnológico. Ainda, nós analisamos a mineração, um setor em que o Brasil desenvolveu vantagens competitivas relevantes nos mercados internacionais, e no qual os agentes nacionais construíram importantes capacitações operacionais. Os principais resultados mostram as enormes dificuldades enfrentadas pelos esforços da política industrial em estabelecer mecanismos voltados para o catch-up tecnológico, a partir das experiências frustradas das políticas nos anos de 2002 a 2014. A experiência específica da mineração confirma esses resultados gerais, uma vez que as mineradoras nacionais não foram capazes de criar novas capacitações tecnológicas, mesmo durante o período de boom dos preços das commodities.
Palavras-chave: Política Industrial; instituições; conhecimento e inovação; mineração
Códigos JEL: O31, O33, O38.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Renato Garcia, Ulisses Pereira dos Santos, Wilson Suzigan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).