Mudanças estruturais da economia mineira e do restante do Brasil: uma análise de insumo-produto para o período 1996-2003

Autores

  • Rafael Morais de Souza
  • Fernando Salgueiro Perobelli

Palavras-chave:

insumo-produto, mudanças estruturais, Minas Gerais

Resumo

A matriz de insumo-produto se constitui em uma ferramenta muito utilizada para analisar a estrutura produtiva e suas inter-relações em termos nacionais e regionais. Assim sendo, constitui-se em um instrumento de auxílio no processo de planejamento. Entretanto, a obtenção dessas matrizes é custosa, e a sua divulgação, em vários momentos, é defasada. Este trabalho, portanto, objetiva atualizar a matriz de insumo-produto Minas Gerais x restante do Brasil (BDMG e FIPE, 2002) para os anos de 1997 a 2003. Com base nessas matrizes, será possível analisar as mudanças ocorridas na economia mineira e no restante do Brasil. A fim de verificar as características da economia mineira, serão utilizados os multiplicadores de produção e os índices de ligação para trás e para frente.

Downloads

Publicado

2011-01-26

Como Citar

DE SOUZA, R. M.; PEROBELLI, F. S. Mudanças estruturais da economia mineira e do restante do Brasil: uma análise de insumo-produto para o período 1996-2003. Nova Economia, [S. l.], v. 19, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1052. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)