Diferença do desempenho educacional entre estudantes de zonas rurais e urbanas no Brasil: uma análise quantílica incondicional

Authors

Abstract

O Brazil has a solid system of assessment and diagnosis of basic education that helps understand the differences in student performance in schools in rural and urban areas. In this regard, the objective of the present study is to assess whether, when controlling for a relevant set of characteristics established in the literature, the student's location in rural areas is still a determining factor in explaining the differential in educational performance compared to urban areas. The empirical strategy involves estimating Treatment Effects on the Means with Quantiles, based on unconditional quantile regressions, for students in Brazilian municipalities between 2013 and 2017. The sample is constructed from microdata from the National Assessment of Basic Education (Saeb) for the 5th grade of elementary school, using proficiency in mathematics as a proxy for educational performance. The results of the estimates for the treatment effects on the quantiles robustly indicate the presence of a penalty for rural school students, all else being equal.

Author Biographies

Ítalo Spinelli da Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

É Doutorando em Economia Aplicada pelo Centro de Planejamento e Desenvolvimento Regional - Cedeplar/UFMG. Bacharel em Ciências Econômicas (2010), Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Economia - PROPEC/UFS (2013), e Mestre em Economia pelo Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Economia - PPGE/UFS (2022), todos pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Foi Professor Adjunto II da Universidade Tiradentes, atuando nos cursos do eixo de Gestão e Negócios. Foi Professor Substituto do Departamento de Economia da UFS (2013-2015 e 2021-2022) Tem experiência na área de Economia Aplicada, com ênfase em Métodos Quantitativos e Econometria, especialmente nas áreas: Desempenho e Desigualdades socioeconômicas, Avaliação de Políticas Públicas, Economia da educação e Econometria espacial. É pesquisador do Centro de Análise de Dados Econômico Espaciais - Cadê/UFMG

 

Fábio Rodrigues de Moura, Universidade Federal de Sergipe-UFS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (2008), mestrado em Teoria Econômica pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco (2012), e doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos e Modelos Matemáticos aplicados em Economia.

Fernanda Esperidião, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1989), mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é professor associada do Departamento de Economia e chefe do Departamento de Economia. Foi coordenadora Programa acadêmico de Pós-graduação em Economia- PPGE da Universidade Federal de Sergipe de 2015 a 2018. É pesquisadora do Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional - LEADER. Foi Coordenador do Comitê de Área Ciências Sociais Aplicadas (2019-2021) e Membro Assessor da Câmara de Assessoramento da FAPITEC/SE (2014 -2016 e 2018-2020). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, capital humano, economia brasileira, saúde e saneamento. 

Published

2025-01-08

How to Cite

CRUZ, Ítalo S. da; MOURA, F. R. de; ESPERIDIÃO, F. Diferença do desempenho educacional entre estudantes de zonas rurais e urbanas no Brasil: uma análise quantílica incondicional. Nova Economia, [S. l.], v. 34, n. 3, p. 1–34, 2025. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8384. Acesso em: 24 dec. 2025.

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