Diferença do desempenho educacional entre estudantes de zonas rurais e urbanas no Brasil: uma análise quantílica incondicional
Resumo
O Brasil possui um sólido sistema de avaliação e diagnóstico da educação básica que ajuda a compreender os diferenciais no desempenho dos alunos. Este estudo tem por objetivo avaliar se a localização rural e urbana da escola exerce efeito significativo no desempenho escolar dos alunos, controlando por múltiplas dimensões associadas ao processo educacional nos municípios brasileiros. Utiliza-se o estimador inovador proposto por Rios-Avila e Maroto (2022) para o cálculo de efeitos de tratamento sobre os diferentes quantis da variável resultado, o Quantile Treatment Effects (QTE) para os alunos entre 2013 e 2017. A amostra é construída a partir dos microdados do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) para o 5º ano do ensino fundamental, tendo como proxy de desempenho a proficiência em matemática. Os resultados indicam que existe uma multa educacional ao estudante da zona rural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ítalo Spinelli da Cruz, Fábio Rodrigues de Moura, Fernanda Esperidião

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

