Impactos socioeconômicos de um desabastecimento de diesel na economia brasileira: uma análise de insumo produto

Autores

Resumo

Este artigo estima os impactos potenciais de um eventual desabastecimento do diesel sobre a economia brasileira. Para tanto, utiliza-se um modelo insumo-produto integrado a procedimentos de programação linear a fim de simular efeitos diretos, indiretos e induzidos sobre a renda e a geração de empregos. Os resultados revelam implicações socioeconômicas expressivas para curtos períodos (10 dias) de restrição na disponibilidade e apontam para perdas potenciais significativas devido às características da estrutura produtiva, em particular relativas ao setor de transporte. Mais especificamente, os resultados mostram um impacto potencial de redução de R$ 76,28 bilhões do PIB brasileiro, o equivalente a 1,5% do PIB de 2015. As estimativas mostram queda potencial que poderia atingir 1,8 milhões de postos de trabalho. As evidências obtidas contribuem para orientar políticas públicas de planejamento energético e chamam atenção para a necessidade de formação de estoques estratégicos de diesel.

Biografia do Autor

Thiago de Moraes Moreira, Petrobras, IBMEC/RJ e ESPM/SP

Economista da Petrobras. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professor de pós-graduação do IBMEC/RJ e ESPM/SP.

Luiz Carlos de Santana Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil.

Samia Mercado Alvarenga, Universidade Federal de Minas Gerais

Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-09-11

Como Citar

MOREIRA, T. de M.; RIBEIRO, L. C. de S.; ALVARENGA, S. M. Impactos socioeconômicos de um desabastecimento de diesel na economia brasileira: uma análise de insumo produto. Nova Economia, [S. l.], v. 34, n. 1, 2024. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8215. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)