Analysis of the distribution of World Bank disbursements in Latin America between 1985 and 2010
Palavras-chave:
distribuição de desembolsos do Banco Mundial, América Latina e Caribe, pobreza, pobreza extrema, ajuda internacionalResumo
O artigo analisa a distribuição dos desembolsos do Banco Mundial (BM) na América Latina e Caribe, de 1985 a 2010, entre países e entre setores econômicos. O objetivo é identificar tendências que ajudem a compreender os critérios que orientam a atuação do BM e como esses critérios se articulam com o entendimento do BM sobre sua missão declarada de combater a pobreza extrema. O artigo testa a existência desses critérios, pela análise econométrica dos desembolsos por país em relação a renda per capita, pobreza, índice de Gini, população, regime político, investimento, gastos do governo. Analisa-se também a distribuição dos recursos por setores da economia, em subperíodos selecionados. Para a análise dos resultados, adota-se o critério de “aderência” entre as prioridades na divisão dos recursos, os indicadores dos países e a natureza dos setores privilegiados. A análise da divisão dos recursos pode contribuir também para a compreensão de como o próprio BM entende os significados das orientações que afirma seguir.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).