Assessment of rural credit impact on land and labor productivity for Brazilian family farmers

Autores

  • Marcos de Oliveira Garcias Universidade de São Paulo
  • Ana Lucia Kassouf Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

agricultura familiar, mercantilização, crédito rural, propensity score matching

Resumo

O objetivo do estudo é avaliar o impacto da restrição ao crédito rural sobre a produtividade da terra e a produtividade do trabalho para os agricultores familiares do Brasil. Para estimar esse impacto, foram utilizados dados do Censo Agropecuário de 2006 por município. Para diferenciar os agricultores familiares, foram utilizados quartis do índice de mercantilização. O impacto da restrição ao crédito sobre a produtividade da terra e a produtividade do trabalho foi calculado a partir da comparação entre o grupo que recebeu crédito e o que não recebeu crédito, obtido através do escore de propensão (propensity score matching). As estimativas do efeito médio de tratamento sobre os tratados, quando apresentaram resultados estatisticamente significativos, mostraram que o crédito aumenta a produtividade do trabalho e da terra e que os valores diferem entre os diferentes níveis de mercantilização dos agricultores familiares e, portanto, requerem políticas distintas.

Biografia do Autor

Marcos de Oliveira Garcias, Universidade de São Paulo

Marcos de Oliveira Garcias é bacharel em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Atua em pesquisas relacionadas ao Agronegócio, especificamente na área de política agrícola. 

Ana Lucia Kassouf, Universidade de São Paulo

Possui mestrado em Economia Aplicada pela ESALQ, Universidade de São Paulo (1988), doutorado em Applied Economics pela University of Minnesota (1993) e pós-doutorado pela London School of Economics (1999) e University of Minnesota (2008). Atualmente é professora titular do Dep. de Economia da ESALQ, Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Bem-Estar Social, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho infantil, educação, saúde, rendimento e programas sociais.

Downloads

Publicado

2017-03-27

Como Citar

GARCIAS, M. de O.; KASSOUF, A. L. Assessment of rural credit impact on land and labor productivity for Brazilian family farmers. Nova Economia, [S. l.], v. 26, n. 3, 2017. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2761. Acesso em: 29 nov. 2020.

Edição

Seção

Números Regulares