Hábitos no Consumo Sustentável de Produtos Alimentares Locais: Um Caso em Portugal

Autores

  • Soraia Nobrega https://orcid.org/0000-0002-6449-0972
  • Marisa Cesário CinTurs - Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being; Faculty of Economics, Universy of the Algarve https://orcid.org/0000-0001-7832-6949
  • Dora Agapito Universidade do Algarve, CinTurs - Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being, Faculty of Economics

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7605

Palavras-chave:

Consumo sustentável, Marketing Social, Produtos Locais, Modelo Transteorético, Mudança de comportamentos

Resumo

A presente investigação tem como objetivo compreender o comportamento do consumidor, através da análise dos seus hábitos de consumo sustentável, no que respeita aos produtos alimentantes locais. Para além de definir perfis de consumo, pretendeu-se identificar os principais inibidores do consumo sustentável.

Foram aplicados 125 questionários a residentes do concelho de Lagos, Portugal, tendo os resultados permitido concluir que os itens com maior importância para os hábitos de consumo sustentável, no que respeita aos produtos alimentantes locais, são os relacionados com a influência na saúde e a recetividade aos produtos regionais. Verificou-se ainda uma correlação significativa com as variáveis relacionadas com as preocupações genéticas, o apoio aos produtores locais e as preocupações com a saúde. Por outro lado, identificaram-se as barreiras monetárias como um importante inibidor ao comportamento de um consumo mais ético.

Relativamente ao Modelo Transteorético de Mudança de Comportamentos, foi possível constatar que a maioria dos inquiridos se encontra na fase de manutenção, o que significa que mais de metade dos respondentes refere que já tem hábitos de consumo sustentáveis consolidados.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Nobrega, S., Cesário, M., & Agapito, D. (2022). Hábitos no Consumo Sustentável de Produtos Alimentares Locais: Um Caso em Portugal. Marketing & Tourism Review, 8(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7605

Edição

Seção

Artigos