Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista e nunca foi publicada anteriormente em periódicos. Se o trabalho foi publicado total  ou parcialmente em anais de congressos, encontros, simpósios ou outros eventos, os autores devem mencionar isso explicitamente de duas formas: (1) inserindo uma nota de rodapé junto ao título do trabalho, especificando os anais e ano de publicação; (2) mencionando os anais e o ano de publicação também para o editor, na submissão, em "Comentários ao Editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • O arquivo submetivo está no formato do Template Disponibilizado
  • O texto do trabalho passou por uma revisão detalhada, garantindo a qualidade da redação. Somado a isto, há exposição clara, adequada e suficiente dos métodos qualitativos e/ou quantitativos utilizados
  • Os arquivos para submissão possuem extensão .docx e não ultrapassam 2MB
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word. Assim, o sigilo fica garantido, quando o artigo for submetido para avaliação double blind review.
  • A revista conta com um software para detecção de plágio, sendo que os autores que submeterem artigos ou casos para a avaliação automaticamente concordam que o materia passe pelo software.
  • (NEW! Leia com atenção!) Em caso de aprovação do artigo ou do caso pelos avaliadores (aceite), os autores se comprometem a enviar a versão em inglês do artigo ou do caso, certificada pelos tradutores (proofreading). Em caso de não haver certificado de tradução, os autores concordam em arcar com os custos  (i) ou da tradução do artigo, feita pela revisora de idiomas da revista, (ii) ou da revisão da versão em inglês enviada,  feita pela revisora de idiomas da revista. Em qualquer um dos casos, (i) ou (ii), os custos giram em torno de 200 reais, segundo acordo com as revisoras e devem ser negociados e pagos diretamente às mesmas.
  • (NEW - leia com atenção) O artigo conta com pesquisa empírica ou traz um avanço diferenciado na teoria que aborda (não serão aceitos ensaios teóricos que não representem avanços).
  • Todos os autores da submissão DEVEM ESTAR cadastrados na revista. Solicita-se completo preenchimento de dados (mesmo não marcados como obrigatórios) de todos os autores: ORCID, Instituição, Breve biografia (maior titulação e cargo atual). Somente artigos com todos autores cadastrados e cujos metadados estejam todos preenchidos seguirão para a avaliação. A MTR NÃO se responsabiliza pelo não incusão do nome de todos os autores na publicação.

Diretrizes para Autores

A submissão de artigos  é gratuita e em fluxo contínuo. O Comitê Editorial e Científico adotam o sistema Double Blind Review na análise dos artigos científicos enviados para publicação. A maioria dos avaliaores é externa à UFMG.

O tempo médio entre submissão e recepção das primeiras avaliações é de 2 meses.

O texto do artigo deve ser inédito e conter entre 6500 a 10000 palavras, incluindo título, resumo, palavras-chaves, as referências bibliográficas e, se cabível, agradecimentos. A extensão máxima poderá chegar a 12000 palavras no caso em que os avaliadores solicitarem mudanças que impliquem em aumento do texto. Somente serão aceitos no desk review  artigos que contenham parte empírica. A partir de julho de 2024, não serão mais aceitas análises bibliométricas.

A revista conta com um software para detecção de plágio, sendo que os autores que submeterem artigos ou casos para a avaliação automaticamente concordam que o materia passe pelo software.

São aceitos artigos inéditos em português, inglês e espanhol. Sempre deverá haver uma versão do título, resumo e palavras-chave em inglês.

O artigo deve ser submetido usado o template aqui disponibilizado

ATENÇÃO: Deve-se dar download do template no seu próprio computador. A partir daí, trabalha-se no artigo, formatando-o de acordo com a diretrizes aqui estipuladas e o template. Não modifique nada no template disponibilizado para download.

O não cumprimento deste critério implicará na devolução do trabalho na condição de: submissão inadequada.

 NORMAS DE FORMATAÇÃO:

Papel: A-4 (29,7 x 21 cm)

Margens: superior: 3cm; inferior: 2cm; direita: 2cm; esquerda: 3cm.

Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior.

Fonte: corpo do artigo: Century Gothic, tamanho 12.

Fonte para resumo e abstract: Century Gothic, tamanho 14

Espaçamento entre linhas para títulos, resumo, abstract: simples

Espaçamento entre linhas do texto: 1,5

Parágrafos: alinhamento justificado

 São admitidos até 5 autores por artigo e todos deverão estar cadastrados neste site.

1 - O artigo completo deve estar sem identificação de autores,. Deve conter: Título e Resumo com Palavras chave (português e inglês), Introdução, Fundamentos Teóricos, Procedimentos Metodológicos (exceto ensaios teóricos), Análise e Discussão de Resultados, Conclusões ou Considerações Finais e Referências.

 2 - Título: Deve indicar o principal resultado encontrado no trabalho, informando ao leitor a principal contribuição do seu trabalho.

3 - Resumo: deve conter até 250 palavras. O resumo deve trazer informações claras sobre o objetivo do trabalho, bases teóricas utilizadas, principais considerações metodológicas (quando for o caso) e resultados mais relevantes. Agradecimentos devem estar ao final do resumo.

 4.  Palavras-chave: mínimo 3 e máximo 5, incluindo virgulas entre as palavras chave.

 5 - Citações e Referências: devem conter todas as fontes de informações citadas no texto, obedecendo as normas de Citação e Referências da APA (American Psychological Association). Recomenda-se a leitura atenciosa e o atendimento pleno das orientações detalhadas sobre citações e referências padrão APA, o não cumprimento deste critério implicará na devolução do trabalho na condição de: submissão inadequada.

 6 – Não são aceitas notas nem de rodapé, nem de fim, excetuando-se a nota de rodapé (junto ao título) para artigos já apresentados em eventos, congressos, seminários. Se o trabalho foi publicado total  ou parcialmente em anais de congressos, encontros, simpósios ou outros eventos, os autores devem mencionar isso explicitamente, inserindo uma nota de rodapé junto ao título do trabalho, com o título do evento e o ano de publicação

 7 - Ilustrações (Figuras, Tabelas, Quadro, etc) devem ser apresentadas com numeração sequencial,  no corpo do texto, próximas ao parágrafo que forma mencionadas.

 8 - A autoria foi removida do cabeçalho do template.

9 - (NEW - leia com atenção) Em caso de aprovação do artigo ou do caso pelos avaliadores (aceite), os autores se comprometem a enviar a versão em inglês do artigo ou do caso, certificada pelos tradutores (proofreading). Em caso de não haver certificado de tradução, os autores concordam em arcar com os custos  (i) ou da tradução do artigo, feita pela revisora de idiomas da revista, (ii) ou da revisão da versão em inglês enviada,  feita pela revisora de idiomas da revista. 

10 - (NEW - leia com atenção) O artigo conta com pesquisa empírica ou traz um avanço diferenciado na teoria que aborda (não serão aceitos ensaios teóricos que não representem avanços).

Adicionalmente, os autores, ao submeter, observarão os seguintes aspectos:

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista e nunca foi publicada anteriormente em periódicos. Se o trabalho foi publicado total  ou parcialmente em anais de congressos, encontros, simpósios ou outros eventos, os autores devem mencionar isso explicitamente de duas formas: (1) inserindo uma nota de rodapé junto ao título do trabalho, especificando os anais e ano de publicação; (2) mencionando os anais e o ano de publicação também para o editor, na submissão, em "Comentários ao Editor".

O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

O arquivo submetivo está no formato do Template Disponibilizado. IMPORTANTE: NÃO é permitido editar o template. Os autores devem dar download e trabalhar offline.

O texto do trabalho passou por uma revisão detalhada, garantindo a qualidade da redação. Somado a isto, há exposição clara, adequada e suficiente dos métodos qualitativos e/ou quantitativos utilizados.

Os arquivos para submissão possuem extensão .docx e não ultrapassam 2MB

A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word. Assim, o sigilo fica garantido, quando o artigo for submetido para avaliação double blind review.

O artigo  contem parte empírica e não é análise bibliométrica

 

 

Artigos

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Research Notes

Nessa seção, são feitos comunicados de pesquisas, ou de temáticas muito contemporâneas ou de projetos em andamento.

Nesse caso, a avaliação será somente de desk research.

Será atribuído DOI à comunicação. 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.