Sobre a Revista
Foco e Escopo
Missão
A Revista Marketing & Tourism Review (ISSN 2525-8176) tem por missão disseminar, a partir de acesso livre e gratuito, os avanços nas áreas de Marketing e Turismo, apresentando a seus públicos artigos científicos inéditos,de alto impacto e qualidade e criteriosamente selecionados. A revista visa ser um veículo acadêmico democrático de discussão de ideias, conhecimentos e experiências inovadoras, que se tornem referências nacionais e internacionais.
Foco
O público-alvo da Revista Marketing & Tourism Review é composto por pesquisadores, docentes e gestores das áreas de Marketing e Turismo, uma vez que apresenta artigos que contribuam para o desenvolvimento científico dos diversos campos temáticos dessas áreas.
A Revista Marketing & Tourism Review publica, na forma eletrônica, artigos inéditos e casos em Português, Inglês e Espanhol nas áreas de Marketing e Turismo. Devido à clara multidisciplinaridade dos temas que abrange, o periódico aceita, também, contribuições de outras áreas do conhecimento, desde que condizentes com sua missão e política editorial. Os artigos devem contar com pesquisa empírica. Não são publicados somente teóricos ou análises bibliométricas.
O Comitê Editorial e Científico é composto por professores e pesquisadores de excelência, de diversas regiões do Brasil e do exterior
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação dos artigos recebidos se dará, basicamente, em três etapas sucessivas:
1. O Editor-Chefe verifica se o artigo se apresenta no template disponibilizado;
2. O Editor-Chefe verifica se o artigo está dentro do escopo da revista;
3. Caso o artigo atenda aos critérios (1) e (2) , o Editor-chefe designa os revisores, que farão uma avaliação do tipo double blind review.
Os critérios de avaliação estão no Formulário de Avaliação https://drive.google.com/file/d/1p3pWZzTh4YWCfHr3w7SORNgY_jWprjdG/view?usp=sharing.
Os avaliadores são, em sua maioria, externos à UFMG.
Após a desigação, caso a aceitem, os avaliadores terão um prazo de 4 semanas para revisar o artigo. Caso o artigo receba avaliações diametralmente opostas, a decisão final caberá ao Comitê Científico.
Após envio das versões finais aprovadas pelos autores na plataforma, os artigos são imediatamente disponibilizados na plataforma (publicação em fluxo contínuo).
Periodicidade
Até 2022, a Revista Marketing & Tourism Review tinha periodicidade semestral.
A partir de 2024, artigos, casos e notas de pesquisa serão disponibilizados assim que aprovados (publicação em fluxo contínuo).
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
ISSN
A Marketing & Tourism Review tem o seguinte ISSN 2525-8176
Indexação
A Marketing & Tourism Review atualmente está indexada na EBSCO, SPELL, REDIB, Latindex, PKP Index, Sumarios.Org, Diadorim, ScholarGoogle, Icap, LIVRE, OASISBR, Periódicos CAPES, Qualis, Advanced Sciences Index, DORA.
Detecção de Plágio
A revista utiliza o software Plagius para detecção de plágio. Os autores que submeterem artigos ou casos para a avaliação automaticamente concordam que o materiaL passe pelo software.
Declaração de Ética e Boas Práticas de Publicação
Princípios internacionais recomendados pelo Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/) devem orientar os padrões de comportamento de todas as partes envolvidas no ato de desta publicação.
Os princípios podem ser consultados no seguinte link:
https://publicationethics.org/files/Principles_of_Transparency_and_Best_Practice_in_Scholarly_Publishingv2.pdf
Gratuidade
Não há nenhum tipo de cobrança de taxas de publicação.
Arquivamento
Sistema de arquivo LOCKSS
Fontes de Apoio
Agradecemos a parceria da Universidade do Algarve (Portugal) e do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)
Histórico do periódico
Idealizada em 2016 pela profa Dra Marlusa de Sevilha Gosling, pós-doutora em Gestão de Turismo, pela Universidade do Algarve e doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Aprovada, em 2016, pela Câmara Departamental do Departamento de Ciências Administrativas da FACE-UFMG e pela Diretoria da FACE. A primeira edição foi publicada em 2016 sob o ISSN 2525-8176.
A logomarca, criada pela designer Gisele Araújo Pereira, tem elementos que se complementam e se alinham, de maneira consistente e sutil, aos propósitos do periódico, a saber:
1. Os quatro traços internos ao círculo:
- Foco
- Alvo
- Mira
- Pontos Cardeais
- Direção
- Câmeras
Tais pontos remetem, ao mesmo tempo, ao turismo e ao marketing
2. O círculo:
- Círculo
- Integração
- Conjunto
Tais pontos remetem à Comunicação Integrada
3. A sobreposição dos pontos cardeais ao círculo:
- Lente
- Lupa
- Ampliação
- Detalhes
O CONCEITO de tais elementos remetem à Investigação & Pesquisa
4. A sobreposição do M (de Marketing) ao T (de Turismo):
- Símbolo conceitual
- Traço moderno
- A ideia de uso e sobreposição das letras é mais tradicional
- (usada em muitas marcas)
- O traço remete ao traço jovem das marcas da Internet ( já que Internet é também um dos temas de interesse)
- Azul: Sem serifa, limpa, moderna, simples, simétrica.
- Manuscrita (a palavra REVIEW do título): a marca humana, a assinatura, o trabalho autoral
6. Cores:
- Azul acinzentado (nem preto nem azul): seriedade, modernidade
- Alaranjado: ação, criatividade, comunicação, sabedoria.