Sobre a Revista

Foco e Escopo

Missão

A Revista Marketing & Tourism Review (ISSN 2525-8176) tem por missão disseminar, a partir de acesso livre e gratuito, os avanços nas áreas de Marketing e Turismo, apresentando a seus públicos artigos científicos inéditos,de alto impacto e qualidade e criteriosamente selecionados. A revista visa ser um veículo acadêmico democrático de discussão de ideias, conhecimentos e experiências inovadoras, que se tornem referências nacionais e internacionais.

Foco

O público-alvo da Revista Marketing & Tourism Review é composto por pesquisadores, docentes e gestores das áreas de Marketing e Turismo, uma vez que apresenta artigos  que contribuam para o desenvolvimento científico dos diversos campos temáticos dessas áreas.

A Revista Marketing & Tourism Review publica,  na forma eletrônica, artigos inéditos e casos em Português, Inglês e Espanhol nas áreas de Marketing e Turismo. Devido à clara multidisciplinaridade dos temas que abrange, o periódico aceita, também, contribuições de outras áreas do conhecimento, desde que condizentes com sua missão e política editorial.  Os artigos devem contar com pesquisa empírica. Não são publicados somente teóricos ou análises bibliométricas.

Comitê Editorial e Científico é composto por professores e pesquisadores de excelência, de diversas regiões do Brasil e do exterior

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos artigos recebidos se dará, basicamente, em três etapas sucessivas:

1. O Editor-Chefe verifica se o artigo se apresenta no template disponibilizado;

2. O Editor-Chefe verifica se o artigo está dentro do escopo da revista;

3. Caso o artigo atenda aos critérios (1) e (2) , o Editor-chefe designa os revisores, que farão uma avaliação do tipo double blind review.

Os critérios de avaliação estão no Formulário de Avaliação https://drive.google.com/file/d/1p3pWZzTh4YWCfHr3w7SORNgY_jWprjdG/view?usp=sharing.

Os avaliadores são, em sua maioria, externos à UFMG.

Após a desigação, caso a aceitem, os avaliadores terão um prazo de 4 semanas para revisar o artigo. Caso o artigo receba avaliações diametralmente opostas, a decisão final caberá ao Comitê Científico.

Após envio das versões finais aprovadas pelos autores na plataforma, os artigos são imediatamente disponibilizados na plataforma (publicação em fluxo contínuo).

Periodicidade

Até 2022, a  Revista Marketing & Tourism Review tinha periodicidade semestral.

A  partir de 2024, artigos, casos e notas de pesquisa serão disponibilizados assim que aprovados (publicação em fluxo contínuo).

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

ISSN

A Marketing & Tourism Review tem o seguinte ISSN 2525-8176

Indexação

A Marketing & Tourism Review  atualmente está indexada na EBSCO, SPELL, REDIB, Latindex, PKP Index, Sumarios.Org, Diadorim, ScholarGoogle, Icap, LIVRE, OASISBR, Periódicos CAPES, Qualis, Advanced Sciences Index, DORA.

Detecção de Plágio

A revista utiliza o software Plagius para detecção de plágio. Os autores que submeterem artigos ou casos para a avaliação automaticamente concordam que o materiaL passe pelo software.

Declaração de Ética e Boas Práticas de Publicação

Princípios internacionais recomendados pelo Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/) devem orientar os padrões de comportamento de todas as partes envolvidas no ato de desta publicação.

Os princípios podem ser consultados no seguinte link:

https://publicationethics.org/files/Principles_of_Transparency_and_Best_Practice_in_Scholarly_Publishingv2.pdf

Gratuidade

Não há nenhum tipo de cobrança de taxas de publicação.

Arquivamento

Sistema de arquivo LOCKSS

Fontes de Apoio

Agradecemos a parceria da Universidade do Algarve (Portugal) e do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)

Histórico do periódico

Idealizada em 2016 pela profa Dra Marlusa de Sevilha Gosling, pós-doutora em Gestão de Turismo, pela Universidade do Algarve e doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Aprovada, em 2016,  pela Câmara Departamental do Departamento de Ciências Administrativas da FACE-UFMG e pela Diretoria da FACE. A primeira edição foi publicada em 2016 sob o ISSN 2525-8176.

A logomarca, criada pela designer Gisele Araújo Pereira, tem elementos que se complementam e se alinham, de maneira consistente e sutil, aos propósitos do periódico, a saber:

1. Os quatro traços internos ao círculo: 

  • Foco
  • Alvo
  • Mira
  • Pontos Cardeais
  • Direção
  • Câmeras

         Tais pontos remetem, ao mesmo tempo, ao turismo e ao marketing

2. O círculo:

  • Círculo
  • Integração
  • Conjunto

     Tais pontos remetem à Comunicação Integrada

 3. A sobreposição dos pontos cardeais ao círculo:

  • Lente
  • Lupa
  • Ampliação
  • Detalhes

   O CONCEITO  de tais elementos remetem à Investigação & Pesquisa 

4. A sobreposição do M (de Marketing) ao T (de Turismo):

  • Símbolo conceitual
  • Traço moderno
  • A ideia de uso e sobreposição das letras é mais tradicional
  • (usada em muitas marcas)
  • O traço remete ao traço jovem das marcas da Internet ( já que Internet é também um dos temas de interesse)
 5. Fontes:
  • Azul: Sem serifa, limpa, moderna, simples, simétrica.
  • Manuscrita (a palavra REVIEW do título): a marca humana, a assinatura, o trabalho autoral

6. Cores:

  • Azul acinzentado (nem preto nem azul): seriedade, modernidade
  • Alaranjado: ação, criatividade, comunicação, sabedoria.