Vamos!!! Os fatores indutores da torcida por um tenista pelos torcedores-consumidores

Autores

Palavras-chave:

comportamento do consumidor, consumidor esportivo, torcida, tênis, jogo de tênis

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram identificar elementos que induzem o indivíduo a torcer por um tenista profissional, verificar a regularidade da torcida do indivíduo por um tenista profissional e identificar se a torcida por um tenista profissional é dedicada a um único indivíduo ou se ela é múltipla. Entender o comportamento do torcedor perante o tenista pode levar ao entendimento de caminhos mais certeiros a serem seguidos pelos gestores envolvidos no esporte, o qual tem o torcedor como o consumidor das diversas facetas de seu produto. Para a coleta de dados foram realizadas 15 entrevistas em profundidade, com roteiro semiestruturado. Os entrevistados foram homens, residentes na cidade de Uberlândia-MG, que se autodeclaravam torcedores de algum tenista. Como resultado, constatou-se que os elementos que induzem à torcida são o estilo de jogo, a personalidade, e a carreira do jogador. Há um comportamento prevalecente de manutenção de torcida; contudo, exceções foram notadas. A unicidade de torcida se observa mais recorrentemente, mas nota-se também o comportamento de torcida por múltiplos tenistas, ao mesmo tempo.

Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues Soares, UFU (Universidade Federal de Uberlândia), Brasil

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia.

Elcio Santana, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Professor Associado 2 da FAGEN (Faculdade de Gestão e Negócios) da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), doutor em Administração pela UFPR, Mestre em Administração de Organizações pela USP (FEA-RP), Especialista em Marketing pela FGV, Graduado em Administração pela UFU. Tem experiência profissional e acadêmica no campo da Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nas seguintes áreas: comportamento do consumidor (em especial, amor à marca) e marketing esportivo.

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Soares, F., & Santana, E. (2022). Vamos!!! Os fatores indutores da torcida por um tenista pelos torcedores-consumidores. Marketing & Tourism Review, 7(1). Recuperado de https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6894

Edição

Seção

Artigos