Mascotes olímpicas e humanização da marca
Um estudo exploratório a partir da perspectiva experiencial do consumidor
Palavras-chave:
Humanização de marca, Mascotes Olímpicas, Personagens humanizadas, Percepção do consumidorResumo
O objetivo deste artigo é analisar as mascotes olímpicas de 1972 a 2016 sob a perspectiva do público consumidor, a fim de compreender os efeitos da humanização das marcas no mercado. Pesquisaram-se as definições e características das mascotes como ferramenta de marketing, assim como as percepções dos consumidores no mundo atual frente aos protótipos olímpicos. A entrevista semiestruturada permitiu a obtenção de dados. Sendo assim, a pesquisa segue um método qualitativo exploratório, com foco em uma revisão teórica. A técnica de análise de conteúdo foi aplicada aos dados, com o auxílio do software ATLAS.ti 9. Os resultados mostram que as mascotes olímpicas afetam os consumidores, transmitindo diversos sentimentos, permitindo a realização de estudos mais amplos sobre os diferentes tipos de personagens humanizadas. Além disso, os significados positivos associados às mascotes olímpicas podem ser estrategicamente usados em ações de branding e nas interações sociais das empresas, tendo em vista que existe uma tendência na criação de personagens humanizadas, intensificando a conexão com as pessoas no mercado digital.
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