Hábitos no Consumo Sustentável de Produtos Alimentares Locais: Um Caso em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7605Palavras-chave:
Consumo sustentável, Marketing Social, Produtos Locais, Modelo Transteorético, Mudança de comportamentosResumo
A presente investigação tem como objetivo compreender o comportamento do consumidor, através da análise dos seus hábitos de consumo sustentável, no que respeita aos produtos alimentantes locais. Para além de definir perfis de consumo, pretendeu-se identificar os principais inibidores do consumo sustentável.
Foram aplicados 125 questionários a residentes do concelho de Lagos, Portugal, tendo os resultados permitido concluir que os itens com maior importância para os hábitos de consumo sustentável, no que respeita aos produtos alimentantes locais, são os relacionados com a influência na saúde e a recetividade aos produtos regionais. Verificou-se ainda uma correlação significativa com as variáveis relacionadas com as preocupações genéticas, o apoio aos produtores locais e as preocupações com a saúde. Por outro lado, identificaram-se as barreiras monetárias como um importante inibidor ao comportamento de um consumo mais ético.
Relativamente ao Modelo Transteorético de Mudança de Comportamentos, foi possível constatar que a maioria dos inquiridos se encontra na fase de manutenção, o que significa que mais de metade dos respondentes refere que já tem hábitos de consumo sustentáveis consolidados.
Referências
Bond, J.K., Thilmany, D., e Bond, C. (2009). What Influences Choice of Fresh Produce Purchase Location. Journal of Agricultural and Applied Economics, 41, 61-74.
Chang, C. (2011). Feeling ambivalent about going green. Journal of Advertising, 40, 19-32. Disponível em: doi:10.2753/JOA0091- 3367400402, (acedido em 16 de março de 2021)
Cialdini, R. B. e Trost, M. R (1998). Social influence: Social norms, conformity, and compliance, in Gilbert, D. T., Fiske, S. T. e Lindzey, G. (4th ed), The hand - book of social psychology, New York, McGraw-Hill, 151-92.
Clark, R. A., Haytko, D. L., Hermans, C. M. e Simmers, C. S. (2019). Social Influence on Green Consumerism: Country and Gender Comparisons between
China and the United States, Journal of International Consumer Marketing, 31 (3) 177-190.
Ebreo, A., Hershey, J., e Vining, J. (1999). Reducing solid waste. Linking re-cycling to environmentally responsible consumerism. Environment and Behavior, 31, 107–135.
Gabler, C. B., T. D. Butler, e F. G. Adams. (2013). The environmental belief-behaviour gap: Exploring barriers to green consumerism, Journal of Customer Behaviour 12 (2), 159–76. Disponível em: doi:10.1362/147539213X13832198548292, (acedido em 17 de março de 2021)
Guedes, D.P, Santos, A.S e Lopes, C.C. (2006). Estágios de mudança de comportamento e prática habitual de atividade física em universitários, Revista Brasileira de Kinantropometria e Desempenho Humano, 8, 05-15. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/3e01/58e3e5fbd8114dd2c9860df59c8afe509696.pdf, (acedido em 09 de Outubro de 2020)
Greene, GW., Fey-Yensan, N., Padula, C., Rossi, SR., Rossi, JS., e Clark, PG. (2008). Change in fruit and vegetable intake over 24 months in older adults: results of the Senior project intervention. Gerontologist 48 (3), 378-87. Disponível em: https://academic.oup.com/gerontologist/article/48/3/378/553849?login=true, (acedido em 21 de janeiro de 2020)
Grunert, K.G, (2011). Sustainability in the food sector: a consumer behaviour perspective. International Journal on Food System Dynamics, (2), 207-218.
Hines, J. M., Hungerford, H. R., e Tomera, A. N. (1986/87) Analysis and synthesis of research on environmental behavior. A meta-analysis. Journal of Environmental Education, 18, 1–8.
Kareklas, I., Carlson, J. e Muehling, D. (2014). I eat organic for my benefit and Yours’: egoistic and altruistic considerations for purchasing organic food and their implications for advertising strategists, Journal of Advertising, 43 (1), 18-32.
Kim, Y., e S. M. Choi. (2005). Antecedents of green purchase behavior: An examination of collectivism, environmental concern, and PCE. Advances in Consumer Research, 32,592–9.
Kostadinova, E. (2016). Sustainable Consumer Behavior: Literature Overview. Economic Alternatives, 2, 224-231. Disponível em: http://ips.bg/Uploads/Alternatives/Elena_9_ALTERNATIVI_br2_2016-en.pdf, (acedido em 9 de janeiro de 2020)
Kotler, P., e N.R, Lee. (2008). Social Marketing: Influencing Behaviors for Good, 3ºedição, Sage Publications, 120-124. Disponível em: https://books.google.pt/books?id=V4v1WTiFmIYC&printsec=frontcover&hl=pt-PT#v=onepage&q&f=false, (acedido em 30 de Janeiro de 2020)
Laforge, RG., Greene, GW., e Prochaska, JO. (1994). Psychosocial factors influencing low fruit and vegetable consumption. Journal Behavioral Medicine 17 (4), 361-74.
Maçães, M. (2019) Marketing Estratégico, Coimbra, Atual.
Mainieri, T., Barnett, E. G., Valdero, T. R., Unipan, J. B., e Oskamp, S. (1997). Green buying: The influence of environmental concern on consumer behavior. The Journal of Social Psychology, 137, 189–204.
Maloney, M. P., e Ward, M. P. (1973). Ecology: Let’s hear from the people: An objective scale for the measurement of ecological attitudes and knowledge. American Psychologist, 28, 583–586.
Minton, P. A., e R. L. Rose. (1997) The effects of environ- mental concern on environmentally friendly consumer behavior: An exploratory study. Journal of Business Research 40 (1): 37–8. Disponível em: doi:10.1016/S0148-2963(96)00209-3, (acedido em 08 de outubro de 2020)
Nitzke, S., Kritsch, K., Boeckner, L., Greene, G., Hoerr, S., Horacek, T., Kattelmann, K., Lohse, B., Oakland, M. J., Phillips, B., e White, A. (2007). A Stage-Tailored Multi-Modal Intervention Increases Fruit and Vegetable Intakes of Low-Income Young Adults. American Journal of Health Promotion, 22 (1), 6–14.
Oke, A., Ladas, J. e Bailey, M. (2020). Ethical consumers: an exploratory investigation of the ethical food consumption behaviour of young adults in the North East of Scotland. British food journal, 122 (11), 3623-3638.
Peattie, K., (2010). Green consumption: behavior and norms. Annual Reviеw of Environmental Resources 35,195–228.
Peattie, K. e Charter, M. (2003). Green Marketing. The Marketing Book 5.ed., 28. Oxford, Elsevier.
Poulsson, S.H.G. e Kale, S. H. (2004) The Experience Economy and Commercial Experiences, The Marketing Review 4(3): 267–277.
Prochaska, J. O., e DiClemente, C.C. (1983). Stages and Processes of Self-Change of Smoking: Toward an Integrative Model of Change. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 51 (3), 390-395.
Rehman, Z., e M. K. Bin Dost. (2013). Conceptualizing green purchase intention in emerging markets: An empirical analysis on Pakistan. Paper presented at WEI International Academic Conference Proceedings Istanbul, Turkey, June 2013.
Roberts, J. A. (1996). Green consumers in the 1990s: Profile and implications for advertising. Journal of Business Research, 36, 217–231.
Sachdeva, S., Jordan, J., e Mazar, N. (2015). Green consumerism: moral motivations to a sustainable future. Current Opinion in Psychology, 6, 60–65.
Schmidt, L., Truninger, M., Guerra, J., e Prista, P. (2016). Primeiro Grande Inquérito sobre Sustentabilidade: Relatório Final, Observatório de ambiente e sociedade. Disponível em: https://www.sonae.pt/fotos/editor2/grande_inquerito_sobre_sustentabilidade_final.pdf, (acedido em 01 de março de 2021)
Schmitt, B (1999) Experiential Marketing, Journal of Marketing Management, 15, 53- 67.
Schultz, P. W. (2000). Empathizing with nature: The effects of perspective taking on concern for environmental issues. Journal of Social Issues 56 (3), 391–402.
Tanner, C., e Kast, S. W. (2003). Promoting Sustainable Consumption: Determinants of Green Purchases by Swiss Consumers. Journal of Psychology & Marketing, 20 (10), 883–902.
Toral, Natacha., e Slater, Betzabeth. (2007). Abordagem do modelo transteórico no comportamento alimentar. Ciência & Saúde Coletiva, 12 (6), 1641-1650. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232007000600025 (acedido em 6 de novembro de 2020)
Van Liere, K. D., e Dunlap, R. E. (1981). Environmental concern: Does it make a difference how it’s measured? Environment and Behavior, 13, 651–676.
Vantamay, N. (2018). Investigation and recommendations on the promotion of sustainable consumption behavior among young consumers in Thailand, Kasetsart Journal of Sciences, 39 (1), 51-58.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marisa Cesário, Dora Agapito, Soraia Nobrega
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem ônus para a mesma, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista