Projetos Pedagógicos dos Cursos de Ciências Contábeis: Depositários ou Criadores de Conhecimento?

Autores

  • Maria Iolanda Sachuk
  • Keiko Shinzaki

Palavras-chave:

Graduação em Ciências Contábeis, Projetos Pedagógicos, Mundo do Trabalho

Resumo

     Como resultado das transformações advindas dos processos de reestruturação capitalista, de internacionalização e globalização da economia, significativas mudanças ocorreram no mundo do trabalho. Verificou-se uma redução da classe operária industrial de um lado, e por outro se efetivou uma significativa heterogeneização, complexificação e fragmentação do trabalho, como decorrência das várias formas de trabalho, ou seja, parcial, precário, terceirizado, subcontratado, com vínculo à economia informal e ao setor de serviços. Daí a discussão sobre os projetos pedagógicos estarem "adequados" às necessidades e aos interesses dos alunos e da sociedade, com uma forte articulação com a realidade social mais ampla. Diante disso, objetivou-se neste artigo, estudar os projetos pedagógicos do curso de Ciências Contábeis de três instituições de ensino superior no estado do Paraná, sendo uma federal, uma estadual e uma instituição privada, para verificar até que ponto elas se "adequaram" às mudanças no mundo do trabalho.

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Publicado

2009-05-13

Como Citar

SACHUK, M. I.; SHINZAKI, K. Projetos Pedagógicos dos Cursos de Ciências Contábeis: Depositários ou Criadores de Conhecimento?. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 105–128, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/342. Acesso em: 20 dez. 2024.