Projetos Pedagógicos dos Cursos de Ciências Contábeis: Depositários ou Criadores de Conhecimento?
Palabras clave:
Graduação em Ciências Contábeis, Projetos Pedagógicos, Mundo do TrabalhoResumen
Como resultado das transformações advindas dos processos de reestruturação capitalista, de internacionalização e globalização da economia, significativas mudanças ocorreram no mundo do trabalho. Verificou-se uma redução da classe operária industrial de um lado, e por outro se efetivou uma significativa heterogeneização, complexificação e fragmentação do trabalho, como decorrência das várias formas de trabalho, ou seja, parcial, precário, terceirizado, subcontratado, com vínculo à economia informal e ao setor de serviços. Daí a discussão sobre os projetos pedagógicos estarem "adequados" às necessidades e aos interesses dos alunos e da sociedade, com uma forte articulação com a realidade social mais ampla. Diante disso, objetivou-se neste artigo, estudar os projetos pedagógicos do curso de Ciências Contábeis de três instituições de ensino superior no estado do Paraná, sendo uma federal, uma estadual e uma instituição privada, para verificar até que ponto elas se "adequaram" às mudanças no mundo do trabalho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.