Um Estudo dos Fatores Promotores de Mudanças no Mundo do Trabalho nos Projetos Pedagógicos do Curso de Graduação em Administração
Palavras-chave:
Projetos Pedagógicos, Graduação em Administração, Mudanças no Mundo do TrabalhoResumo
Os projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação em administração podem ser considerados como um dos principais indicadores para a formação do profissional em administração, uma vez que o projeto político-pedagógico precisa estar sintonizado com uma nova visão de mundo, para garantir uma formação global e crítica para os envolvidos nesse processo, como forma de capacitá-los para o exercício da cidadania, formação profissional e pleno desenvolvimento pessoal. Diante disso, percebe-se uma significativa importância desse estudo, cuja finalidade centrou-se em obter resposta à questão: os projetos pedagógicos de cursos de graduação em administração, vigentes nas instituições de ensino superior do Paraná, vêm ao encontro às exigências impostas pelas mudanças ocorridas no mundo do trabalho nas últimas décadas? Assim, foi realizada uma pesquisa documental e descritiva-exploratória, de corte transversal, qualitativa e hermenêutica, para detectar as mudanças significativas ocorridas no mundo do trabalho e os reflexos dessas na educação superior com foco no ensino de graduação em administração. O objetivo geral desse estudo foi analisar os projetos pedagógicos de cursos de administração de três instituições de ensino superior, sendo uma federal, uma estadual e uma instituição privada, face às mudanças no mundo do trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.