Um Estudo dos Fatores Promotores de Mudanças no Mundo do Trabalho nos Projetos Pedagógicos do Curso de Graduação em Administração

Autores

  • Keiko Shinzaki
  • Maria Iolanda Sachuk

Palavras-chave:

Projetos Pedagógicos, Graduação em Administração, Mudanças no Mundo do Trabalho

Resumo

    Os projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação em administração podem ser considerados como um dos principais indicadores para a formação do profissional em administração, uma vez que o projeto político-pedagógico precisa estar sintonizado com uma nova visão de mundo, para garantir uma formação global e crítica para os envolvidos nesse processo, como forma de capacitá-los para o exercício da cidadania, formação profissional e pleno desenvolvimento pessoal. Diante disso, percebe-se uma significativa importância desse estudo, cuja finalidade centrou-se em obter resposta à questão: os projetos pedagógicos de cursos de graduação em administração, vigentes nas instituições de ensino superior do Paraná, vêm ao encontro às exigências impostas pelas mudanças ocorridas no mundo do trabalho nas últimas décadas? Assim, foi realizada uma pesquisa documental e descritiva-exploratória, de corte transversal, qualitativa e hermenêutica, para detectar as mudanças significativas ocorridas no mundo do trabalho e os reflexos dessas na educação superior com foco no ensino de graduação em administração. O objetivo geral desse estudo foi analisar os projetos pedagógicos de cursos de administração de três instituições de ensino superior, sendo uma federal, uma estadual e uma instituição privada, face às mudanças no mundo do trabalho.

Downloads

Publicado

2009-05-11

Como Citar

SHINZAKI, K.; SACHUK, M. I. Um Estudo dos Fatores Promotores de Mudanças no Mundo do Trabalho nos Projetos Pedagógicos do Curso de Graduação em Administração. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 113-138, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/315. Acesso em: 6 dez. 2021.