O Modelo Ohlson de Avaliação de Empresas:Tutorial para Utilização

Autores

  • César Medeiros Cupertino
  • Paulo Roberto Barbosa Lustosa

Palavras-chave:

Avaliação, Modelo Ohlson, Estruturação e Aplicabilidade

Resumo

   O artigo analisa a estruturação e aplicabilidade do modelo de Ohlson (MO). A metodologia utilizada contemplou: (i) pesquisa exploratória, quanto aos objetivos do estudo; (ii) pesquisa bibliográfica, quanto aos procedimentos aplicados; e (iii) pesquisa qualitativa, quanto à abordagem do problema. A revisão da literatura abrangeu tanto a origem (desconto de dividendos, avaliação pelo lucro residual etc) quanto a teoria subjacente ao modelo. Em relação à consistência interna do MO, discutiu-se a estruturação das dinâmicas informacionais lineares (DIL) e da fórmula de avaliação, bem como o estabelecimento das entradas exigidas (parâmetros e variáveis). Desenvolveu-se, ainda, um exemplo que ilustra a interação entre os coeficientes, variáveis e parâmetros da modelagem de Ohlson. O exemplo permitiu explorar conceitos e premissas fundamentais para a operacionalização do modelo de Ohlson, subjacentes às equações das DIL (modelos autoregressivos, parâmetros de persistência etc), ao comportamento dos lucros (persistência e previsibilidade), ao cenário de avaliação e a alguns aspectos do modelo contábil (papel do patrimônio líquido etc). O estudo concluiu que: (1) não há consenso na literatura acadêmica sobre o método apropriado de mensurar os parâmetros de persistência; (2) há proposições de aperfeiçoamento da concepção original do MO por meio de extensões ao modelo; (3) o modelo de Ohlson propiciou uma série de contribuições na literatura acadêmica sobre mercados de capitais.

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Publicado

2009-05-08

Como Citar

CUPERTINO, C. M.; LUSTOSA, P. R. B. O Modelo Ohlson de Avaliação de Empresas:Tutorial para Utilização. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 47–68, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/291. Acesso em: 20 abr. 2024.