A MORAL DO CONTADOR BRASILEIRO: AVALIAÇÃO POR ESCALA ÉTICA MULTIDIMENSIONAL
Palavras-chave:
Educação e Pesquisa em ContabilidadeResumo
Esta pesquisa avalia o nível moral dos contadores brasileiros, a partir do julgamento destes sobre decisões envolvendo conflitos éticos. Para tanto, 259 contadores de todas as regiões brasileiras, de diferentes faixas etárias, gêneros, graus de titulação e tipos de ocupação profissional se posicionaram sobre algumas situações simuladas envolvendo dilemas morais comuns no mundo dos negócios. Para atingir esse propósito, verifica se o grau de consciência e orientação ética desses profissionais, no julgamento de ações adotadas em resposta a situações/dilemas éticos, pode ser explicado pelos escores de fatores multidimensionais das teorias de raciocínio moral da equidade moral, do relativismo, do utilitarismo e do contratualismo. De forma acessória, a pesquisa avalia, também, se há diferença na percepção como o próprio profissional contábil espera agir em relação a dilemas morais e como ele espera que seus colegas de profissão ajam, em situações equivalentes. Os resultados dos testes confirmaram que o julgamento moral dos respondentes, em relação às ações adotadas nas situações/dilemas apresentadas no questionário tem relação positiva estatisticamente relevante com as medidas representativas das teorias de raciocínio ético da equidade moral e do contratualismo. Os resultados revelam que o julgamento moral dos respondentes é diretamente relacionado com o que eles preveem para o próprio comportamento. Para a variável representativa do comportamento esperado, pelo respondente, dos colegas de profissão, os testes revelaram não haver relação estatisticamente relevante com o julgamento moral que o participante faz da ação descrita nas situações/dilemas apresentados.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.