VALUE RELEVANCE DA PERDA POR REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DO GOODWILL: EVIDÊNCIAS DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v29i3.4276Palavras-chave:
Value relevance, Impairment, Goodwill, Mercado de Capitais.Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar o value relevance da perda por impairment do goodwill no mercado de capitais brasileiro. Para tanto, foram utilizados dados anuais de empresas não financeiras listadas na BM&FBovespa que tiveram goodwill reconhecido entre 2009 e 2015. Para a realização dos testes foi empregado um modelo adaptado de Ohlson (1995), a fim de analisar a relevância dessa informação para os investidores. Os resultados demonstraram uma associação positiva e significante entre o valor de mercado e o patrimônio líquido, o lucro líquido e o goodwill. Assim, as evidências indicam que os investidores reagem positivamente a essas informações e que elas são relevantes para o mercado de capitais brasileiro. Por outro lado, a perda por impairment do goodwill não apresentou significância para explicar o valor de mercado, não corroborando a hipótese do estudo. Ao concluir que a perda por impairment do goodwill não é uma informação relevante para o mercado de capitais brasileiro, uma vez que esse não reage ao seu reconhecimento, o estudo gera questionamentos sobre uma eventual necessidade de alteração nas normas ou no comportamento dos gestores, quando da preparação das demonstrações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.