Uma Análise do Desenvolvimento do Campo de Pesquisa em Contabilidade Gerencial sob a Perspectiva Colaborativa
Palabras clave:
Managerial Accounting, Collaborative Perspective, Social Networks, Institutional Theory.Resumen
Este estudo objetiva identificar os atores (autores e instituições de ensino) mais relevantes envolvidos no processo de desenvolvimento do campo da pesquisa em contabilidade gerencial, no período entre 2004 e 2008. Metodologicamente, possui caráter descritivo e foi realizado por meio de um de estudo bibliométrico e sociométrico com a utilização do software UCINET® 6. As análises realizadas, empregando conceitos da teoria institucional, possibilitaram a identificação dos principais agentes envolvidos no campo de pesquisa em contabilidade gerencial, tanto coletivos (instituições) quanto individuais (autores). Nos resultados com relação às instituições de ensino, tem-se que os principais agentes do campo consistem, principalmente, na USP-SP, bem como na UFMG, UFPE e UFPR. Entre os autores, Antônio A. de Souza se manteve como central no período de 2005-2007, sendo que outros autores também se destacaram em cada período. Conclui-se que as redes de cooperação analisadas ocorrem de maneira dinâmica e não incremental.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.