Condicionantes da Especificidade de Ativos das maIores Empresas do Brasil sob Ótica da Teoria Econômica dos Custos de Transação

Autores

  • Ana Paula Capuano da Cruz Universidade de São Paulo (USP) / Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Flaviano Costa Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Tatiane Antonovz Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Paulo Mello Garcias Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

Estrutura de Capital, Rentabilidade e Especificidade de Ativos.

Resumo

O estudo teve como finalidade verificar se há relação entre a especificidade de ativos, a estrutura de capital, a rentabilidade e a precificação acionária das empresas de capital aberto que integram o ranking das maiores do Brasil em 2008. Trata-se de um estudo de natureza formal, causal e ex post facto, desenvolvido por meio de estatística descritiva e regressão linear múltipla. Os resultados indicaram que a estrutura de capital e a rentabilidade ajustada das companhias pesquisadas são condicionantes de sua especificidade de ativos, sugerindo que a estrutura de financiamento das maiores empresas do país, associada à sua rentabilidade ajustada, influenciam os ativos de natureza específica de tais organizações. Em adição, ressalta-se que não foram encontradas evidências estatísticas significativas de que o valor de mercado, o lucro ajustado e a riqueza criada pelas empresas estudadas influenciem os ativos específicos. Cumpre observar que as medidas utilizadas para mensuração da especificidade de ativos, estrutura de capital, rentabilidade e valor da empresa consistem em definições operacionais que podem ser visualizadas como limitações do estudo. Com relação à agenda de pesquisas futuras, sugere-se a incorporação de fatores externos à empresa como uma alternativa para aprofundar o estudo e acrescentar novos elementos para o debate sobre especificidade de ativos.

Biografia do Autor

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade de São Paulo (USP) / Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Contabilidade pelo PPG Mestrado em Contabilidade da Unviersidade Federal do Paraná (UFPR)

Flaviano Costa, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Contabilidade pelo PPG Mestrado em Contabilidade da Unviersidade Federal do Paraná (UFPR)

Tatiane Antonovz, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Contabilidade pelo PPG Mestrado em Contabilidade da Unviersidade Federal do Paraná (UFPR)

Paulo Mello Garcias, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor Ajudnto do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo - USP

Downloads

Publicado

2011-11-28

Como Citar

CRUZ, A. P. C. da; COSTA, F.; ANTONOVZ, T.; GARCIAS, P. M. Condicionantes da Especificidade de Ativos das maIores Empresas do Brasil sob Ótica da Teoria Econômica dos Custos de Transação. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 155–180, 2011. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/633. Acesso em: 17 abr. 2024.