Condicionantes da Especificidade de Ativos das maIores Empresas do Brasil sob Ótica da Teoria Econômica dos Custos de Transação
Palabras clave:
Estrutura de Capital, Rentabilidade e Especificidade de Ativos.Resumen
O estudo teve como finalidade verificar se há relação entre a especificidade de ativos, a estrutura de capital, a rentabilidade e a precificação acionária das empresas de capital aberto que integram o ranking das maiores do Brasil em 2008. Trata-se de um estudo de natureza formal, causal e ex post facto, desenvolvido por meio de estatística descritiva e regressão linear múltipla. Os resultados indicaram que a estrutura de capital e a rentabilidade ajustada das companhias pesquisadas são condicionantes de sua especificidade de ativos, sugerindo que a estrutura de financiamento das maiores empresas do país, associada à sua rentabilidade ajustada, influenciam os ativos de natureza específica de tais organizações. Em adição, ressalta-se que não foram encontradas evidências estatísticas significativas de que o valor de mercado, o lucro ajustado e a riqueza criada pelas empresas estudadas influenciem os ativos específicos. Cumpre observar que as medidas utilizadas para mensuração da especificidade de ativos, estrutura de capital, rentabilidade e valor da empresa consistem em definições operacionais que podem ser visualizadas como limitações do estudo. Com relação à agenda de pesquisas futuras, sugere-se a incorporação de fatores externos à empresa como uma alternativa para aprofundar o estudo e acrescentar novos elementos para o debate sobre especificidade de ativos.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.