OS REFLEXOS DA GAMIFICAÇÃO NO ENGAJAMENTO DE ALUNOS DE CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v34i2.7505Palavras-chave:
GAMIFICAÇÃO, TEORIA CRÍTICO SOCIAL, ENGAJAMENTO, ENSINO DE CONTABILIDADEResumo
Este estudo tem como objetivo compreender como os reflexos da gamificação atuam no engajamento de discentes de cursos de graduação em Ciências Contábeis. As transformações tecnológicas ocorridas nas últimas décadas estão se refletindo no comportamento da sociedade e, com isso, observam-se modificações no perfil dos estudantes de Ciências Contábeis. A utilização de metodologias ativas apresenta-se como alternativa para um ensino inovador e dinâmico, rompendo o paradigma da educação tradicional centrada no professor, na qual o discente é um espectador. Elaborou-se um jogo de tabuleiro e, na sequência se procedeu a coleta de dados por meio de grupos de foco, com acadêmicos do segundo ano de Ciências Contábeis de três instituições privadas de ensino superior. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo temática, a partir das categorias de análise. Em relação aos resultados emergiram subdimensões do engajamento, as quais se configuram como contribuições teóricas. Na dimensão engajamento comportamental, emergiram as subdimensões colaboração, interação, desempenho e competição. Já na dimensão cognitiva: curiosidade, desafio e busca ativa. E, por fim, no engajamento emocional emergiram as subdimensões diálogo, posicionamento e interação. Conclui-se que o jogo estimulou os alunos a um aprendizado crítico e reflexivo, possibilitando construir e reconstruir o saber proposto.
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